A EXPANSÃO DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA ÁREA DE AUDIOLOGIA NAS REDES SOCIAIS
Boscolo, C.C. ;
Soldera. C.L.C. ;
Machado, M.S. ;
Rossoni, E.P. ;
Krummenauer, G. ;
Bevilaqua, J.C. ;
Silva, C.M. ;
Braga, N.S. ;
Introdução A pandemia de COVID-19 impactou em todas as estruturas sociais, nacional e internacionalmente. As universidades brasileiras também sofreram grande impacto com a chegada do vírus ao Brasil, tendo que suspender as atividades presenciais por tempo indeterminado. Com o distanciamento social, alunos e professores reinventaram seus métodos de ensino e aprendizagem, adaptando-se para um modelo de educação à distância. Além disso, projetos acadêmicos, que antes funcionavam com utilização de laboratórios e salas de aula da Universidade, passaram a exercer suas tarefas de forma remota. O projeto “O uso de tecnologia audiovisual como estratégia inovadora de ensino em Audiologia clínica”, como parte do Programa de Iniciação à Docência (PID), tem como objetivo proporcionar a realização de atividades que estimulem o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam com a melhoria do ensino na graduação através de novas práticas e experiências pedagógicas relacionadas à Audiologia. O projeto iniciou suas atividades em 2019, criando videoaulas dos procedimentos práticos de Audiologia Clínica para serem utilizadas nas aulas das disciplinas do eixo de Audiologia do Curso de Fonoaudiologia. Entretanto, com a chegada da pandemia, ele foi levado para as redes sociais Instagram e Facebook, com o propósito de manter os alunos com materiais complementares, principalmente em um período de tantas adaptações e dificuldades. Surpreendentemente, o engajamento do perfil foi muito satisfatório desde o começo, visto que, em apenas um ano de sua criação, ele já conta com mais de 1000 seguidores no Instagram. Objetivo Temos como objetivo apresentar as ações realizadas por um Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica, durante o período de distanciamento social por meio das redes sociais. Metodologia Desde o ano de 2020, com a entrada no Instagram, o perfil cresce de forma exponencial. As postagens de vídeos criativos e a realização de lives sempre chamaram a atenção das pessoas, fazendo com que o número de seguidores crescesse semanalmente. Somando o sucesso do perfil com a vontade de inovar os conteúdos, idealizamos fazer um “mês especial”, em junho de 2021, durante o qual estão sendo postados conteúdos exclusivos, que incluem paródias de músicas famosas com temática relacionada à Audiologia, vídeos didáticos para apresentação dos conteúdos, e utilização de imagens. Resultados Os novos conteúdos geraram impactos positivos para o programa, expandindo, recentemente, sua atuação para o YouTube. No mês de junho, iniciou-se as postagens do “mês especial”. O primeiro post, em formato IGTV, atingiu 1028 visualizações, passando a ser o vídeo mais visto do perfil nesse formato. Antes da nova proposta especial, o vídeo mais visualizado tinha sido o da primeira live, totalizando 530 visualizações. Na segunda semana do “mês especial”, a conta alcançava 2741 perfis, um alcance superior a 245%, em comparação às semanas anteriores. Além disso, o número de interações nas últimas semanas foi de 579, sendo 109% maior que nas semanas anteriores também. Conclusão Conclui-se que a utilização de conteúdos de forma criativa e didática pode ser um bom atrativo para conquistar seguidores no Instagram, instigar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão de assuntos relacionados à Audiologia.
1. Cardoso, M. C.; Ferreira, C. P.; Silva, C. M.; Medeiros, G. M.; Pacheco, G.; Vargas, R. M. Utilização das redes sociais em projeto de extensão universitária em saúde durante a pandemia de covid-19; Nº 1 Expressa Extensão, JAN-ABR, 2021.
2. Gimenez, A. M. N., Sousa, G., & Feltri, R. B. (2020). Universidades Brasileiras e Covid-19: fortalecendo os laços com a sociedade. Boletim Unicamp.
3. de Aguileta, C. C., & Morales-Cardoso, J. (2021). Las redes sociales como herramienta de comunicación para las marcas: la utilización de Instagram durante el Covid-19. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E40), 218-231.
DADOS DE PUBLICAÇÃO