Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: APLICAÇÃO DE ANAMNESE AUDIOLÓGICA
Nogueira, R. A. A. ; Macedo, G. D. ; Pereira, V. R. C. ;

Resumo:
Introdução: O processamento auditivo contém habilidades auditivas que auxiliam o cérebro a entender o que se ouve. A compreensão do funcionamento desse sistema auditivo é fundamental para entender as possíveis alterações que possam impactar na comunicação, aprendizado e funções emocionais. Déficits em uma ou mais habilidades auditivas caracterizam o Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). O diagnóstico de TPA não é uma tarefa simples, porém existem queixas que podem estar correlacionadas ao TPA e que auxiliam neste diagnóstico. Objetivo: Analisar a efetividade da anamnese precedente à avaliação do processamento auditivo em universitários. Métodos: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (nº 2.581.805). Trata-se de um estudo transversal, de campo descritivo e caráter quantitativo em universitários com aplicação de anamnese audiológica, para analisar a efetividade da entrevista inicial vinculada ao processamento auditivo em estudantes. Participaram da pesquisa 43 estudantes de graduação e pós-graduação, com idade entre 18 e 29 anos e que apresentaram resultados audiológicos dentro dos padrões de normalidade. Os procedimentos realizados incluíram a realização de audiometria tonal liminar e aplicação de anamnese audiológica. Estes dados foram analisados e tabulados em uma planilha eletrônica. Resultados: Todos os voluntários apresentaram dados audiométricos dentro dos padrões de normalidade, i.e., limiares auditivos ≤ 25 dBNA. Todos os voluntários relataram que escutam bem em ambiente silencioso e que localizam o som. Queixas de desatenção (55,81%) e agitação (44,19%) estavam presentes em números relevantes, bem como queixas relacionadas à memória (39,54%). 86,05% dos participantes informaram que não possuíam dificuldades na leitura e/ou escrita e 83,72% informaram que não tiveram repetência escolar. 37,20% relataram episódios de otite/ dor no ouvido nos primeiros anos de vida, 30,23% relataram doenças como hipertireoidismo, rinite alérgica, amigdalite, entre outras. Nenhum dos participantes relatou acompanhamento fonoaudiológico e/ ou psicopedagógico. Conclusão: Foi possível identificar que a anamnese audiológica é uma ferramenta eficaz, de rápida e fácil aplicação, que possibilita a avaliação de possíveis queixas auditivas relevantes para o fonoaudiólogo. De modo precedente à avaliação do processamento auditivo, pode auxiliar tanto no diagnóstico do processamento auditivo quanto no planejamento terapêutico em caso de distúrbio.

Descritores: Percepção auditiva; Anamnese; Fonoaudiologia; Transtorno da Percepção Auditiva; Adulto jovem.


1. Fridlin L, Pereira D, Perez P. Relação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivo. Rev CEFAC. 2014. Mar-Abr; 16(2):405-412.
2. Pereira D; Schochat E. Testes auditivos comportamentais para avaliação do processamento auditivo central. 1a ed. São Paulo: Pró-Fono; 2011. 11-14p.
3. Rego F. A entrevista inicial na clínica fonoaudiológica. Rev SymposiuM. 2000. Nov; Número especial. Ano 4: 45-19.
4. Afonso D; Mello T. Transtorno do processamento auditivo central e suas relações com a neurociência e a psicopedagogia. Arquivos do MUDI. 2017.21(2):32-55.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.261
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/261