“TREINAMENTO AUDITIVO ACUSTICAMENTE CONTROLADO: EFETIVIDADE AVALIADA A PARTIR DE QUESTIONÁRIO DE AUTOPERCEPÇÃO”
Venâncio, M. S. P. ;
Carvalho, N. G. ;
Silva, G. G. F. ;
Silva, L. T. A. ;
Colella-Santos, M. F. ;
“Treinamento Auditivo acusticamente controlado: efetividade avaliada a partir de questionário de autopercepção”
Introdução: O Treinamento Auditivo (TA) é um dos procedimentos indicados para a reabilitação auditiva em indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Questionários de autopercepção são importantes para a avaliação qualitativa dos resultados pós TA e observa-se carência de estudos que os utilizem como instrumento direcionado para a autopercepção da própria criança para verificar a efetividade do TA. Objetivo: Analisar o efeito do treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) em crianças com diagnóstico de TPAC, a partir de um questionário de autopercepção pré e pós TAAC. Metodologia: Estudo descritivo, comparativo e de caráter transversal, aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (parecer nº 2.041.609). Foram convidadas a participar do estudo crianças com idade entre 8 e 10 anos e 11 meses, as quais obtiveram o diagnóstico de TPAC no Laboratório de Audiologia da instituição, a partir do critério de pelo menos dois testes da bateria comportamental alterados, com indicação para realizar o TAAC. Trata-se de um estudo com resultados preliminares. Participaram nesta etapa da pesquisa 3 crianças, as quais responderam ao questionário de autopercepão pré e pós TAAC, sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, todas com duas categorizações do TPAC alteradas, variando entre os tipos decodificação, codificação, prejuízo gnósico não-verbal e organização. O TAAC foi realizado presencial e individualmente, em cabina acústica, utilizando-se exercícios do website “Afinando o Cérebro”. Utilizou-se um protocolo fechado de atividades de acordo com a faixa etária, sendo 4 exercícios por sessão, cada um acessando uma habilidade auditiva a ser treinada. O TAAC proposto foi organizado em 1 sessão semanal durante 8 semanas, com duração de 50 minutos. O questionário utilizado neste estudo, composto por 12 questões, é baseado no questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) e faz parte de uma nova bateria online de triagem do PAC, denominada AudBility. As questões estão relacionadas a dificuldades e/ou comportamentos auditivos que o sujeito pode apresentar frente a situações de escuta em ambiente silencioso e ruidoso, compreensão de instruções, dificuldade escolar, atenção e localização sonora. A criança responde-o de acordo com a frequência com que a dificuldade ocorre. A pontuação pode variar de 12 a 60 pontos, sendo que quanto menor a pontuação, maiores são as dificuldades apresentadas pela criança. Este questionário foi aplicado em dois momentos distintos (Q1 – pré TAAC e Q2 – pós TAAC), antes e após o TAAC. Resultados: Na análise do questionário Q1, a média do escore total obtido foi de 29 pontos. Já a média do escore total obtido no questionário Q2 foi de 41,6 pontos. Portanto, observa-se que houve diferença no escore total na comparação entre Q1 e Q2, diminuindo qualitativamente as dificuldades do desempenho auditivo ao final do TAAC. Conclusão: O treinamento auditivo proporcionou mudanças positivas na autopercepção dos sujeitos, que perceberam melhora no comportamento auditivo após a intervenção. O questionário utilizado mostrou ser um instrumento efetivo para verificar a percepção dos sujeitos desta pesquisa, antes e após o TA.
American Academy of Audiology (AAA). Clinical practice guidelines. Diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. EUA:AAA; 2010. Disponível em:
MELO, A; COSTA, MJ; GARCIA, MV; SANTOS FILHA, VAV; BIAGGIO, EPV. O uso de software no treinamento auditivo em crianças: revisão teórica. Rev CEFAC. 2015;17(6):2025-32. Disponível em:
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