TELERREABILITAÇÃO DO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: RELATO DE CASO
Lima, S. C. ;
Guimarães, A. F. S. ;
Lima, D. O. ;
Rosa, M. R . D. ;
Lima, A. C. A. ;
Introdução: O Transtorno do processamento auditivo central (TPAC) pode coexistir com outras doenças como o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que demonstram comportamentos semelhantes, dificultando a sua identificação e tratamento. O treinamento auditivo através da Telerreabilitação é uma proposta de intervenção que se baseia na neuroplasticidade que tem o objetivo de reorganizar o substrato neural e melhorar as habilidades auditivas alteradas. Objetivo: verificar o resultado alcançado com a Telerreabilitação no treinamento auditivo acusticamente controlado em um indivíduo com Transtorno do processamento auditivo central (TPAC) e Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Métodos: Utilizou-se um estudo de caso, experimental e descritivo, com abordagem quantitativa. Composto por um indivíduo do sexo masculino, 12 anos de idade com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do processamento auditivo central (TPAC). Foram utilizados os questionários The auditory Processing Domains Questionnaire - APDQ e Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation - QFISHER pré e pós treinamento auditivo, e os testes do Processamento auditivo: Teste de Identificações de Sentenças com Mensagem Competitiva (SSI), Teste Fala no Ruído (TFR), Teste de Limiar Diferencial de Mascaramento (MLD), Teste de Padrão de Frequência (PPS), Teste de Detecção de Intervalos Aleatórios (GIN) e Teste Dicótico de Dígitos (TDD). Após a avaliação, o indivíduo realizou o treinamento auditivo através da Telerreabilitação, e em seguida foi feita a reavaliação do Processamento auditivo central. Resultados: Os resultados obtidos na reavaliação com os testes de Processamento Auditivo após doze sessões de treinamento auditivo realizadas através da telerreabilitação apontaram melhoras significantes pós treinamento auditivo das habilidades que se encontraram alteradas, e também mudanças em relação a percepção dos pais sobre o comportamento auditivo da criança. Conclusão: O programa de treinamento auditivo realizado através da Telerreabilitação apresentou nesse caso, impacto positivo na reabilitação auditiva na criança com transtorno do processamento auditivo central concomitante ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
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