TREINAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR (IC): UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Silva, J. Q. ;
Melo, V. K. R. ;
Fernandes, S. F. S. ;
Silva, A. N. S. ;
Duarte, D. S. B. ;
Carneio, D. L. S. ;
Cabral, A. M. L. ;
Lins, I. P. S. ;
Britto, D. B. L. A. ;
Griz, S. M. S. ;
Introdução: A deficiência auditiva pode ser considerada como qualquer distúrbio que caracterize perda bilateral, total ou parcial da audição, podendo ser congênita ou adquirida. Em crianças, é importante que haja o diagnóstico precoce, definindo o grau da perda e avaliando possíveis tratamentos para que as famílias sejam devidamente orientadas e as crianças recebam um atendimento especializado. O Implante Coclear (IC) vem sendo uma alternativa para que crianças com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau severo a profundo obtenham uma melhoria nas habilidades de comunicação. Para que as crianças implantadas se beneficiem deste recurso é necessário que haja uma reabilitação eficaz durante esse processo de adaptação, no qual será norteada pelo treinamento auditivo para que ocorra o desenvolvimento da percepção auditiva e aquisição da linguagem. Objetivo: Descrever as principais técnicas/métodos utilizados no treinamento auditivo em crianças e/ou adolescentes usuárias de IC. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio de 2021, norteada pela seguinte pergunta condutora: as principais técnicas/métodos utilizados no treinamento auditivo em crianças e/ou adolescentes usuárias de IC? Foram utilizadas as seguintes bases de dados como fonte de artigos: Biblioteca Virtual em em Saúde (BVS), SciELO, PubMed e as primeiras quinze páginas do google acadêmico. Para a busca foi utilizada a seguinte chave de busca: “Auditory training” AND “Cochlear Implants” AND “Children”. Foram incluídos estudos realizados com crianças de 0 até 18 anos, com uso de IC, sem restrição de ano e idioma. Foram excluídos estudos com animais, artigos de revisão, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Resultados: Inicialmente foram encontradas 28.781 e, após seleção minuciosa 6 estudos foram incluídos nesta revisão. Todos os estudos foram publicados entre os anos de 2002 e 2019 e são dos continentes Europeu, América do Norte e América do Sul. A idade mínima encontrada dos participantes foi de 2,7 anos e a máxima 17,6 anos de idade. As publicações selecionadas referem diversos métodos que podem ser utilizados no treinamento auditivo de crianças com implante coclear, dentre eles: Softwares, jogo de Realidade Virtual para reabilitação auditiva em 3D, Treinamento musical, Treinamento combinado entre memória fonológica e de trabalho, Tarefas Interativas com discriminação fonética, analíticas e sintéticas. As habilidades auditivas mais trabalhadas foram: percepção, discriminação e memória auditiva. Conclusões: Observou-se que os treinamentos realizados para reabilitação das crianças com IC mostraram resultados positivos em várias áreas da aprendizagem, testando habilidades de percepção auditiva, discriminação, identificação, compreensão, produção de fala, reconhecimento e memória auditiva.
BRASIL, Ministério da Saúde. DIRETRIZES GERAIS PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Portaria GM/MS nº 2.776, de 18 de dezembro de 2014. Brasília, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Deficiência Auditiva. Brasília, 2000.
DE REAVE, L. Education and Rehabilitation of Deaf Children with Cochlear Implants: A Multidisciplinary Task. Cochlear Implants International, Belgium, Vol. 11, n. 1, p. 7-14, 2010.
TOMBLIN, J. B. et al. A Comparison of Language Achievement in Children With Cochlear Implants and Children Using Hearing Aids. Journal of Speech Lang Hear Res, Iowa City, v.42, n. 2, p. 497–509, April 1999.
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