Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rezende, M.M. ; Xavier, F.G. ; Almeida, R.C. ;

Introdução: Considera-se o ambiente familiar, o primeiro contato e fonte de desenvolvimento social, emocional e intelectual que a criança possui, além de que é a partir desse círculo, que a mesma (re)conhece e vivencia princípios, ideias, experiências e expectativas. Durante o atendimento fonoaudiológico, torna-se imprescindível observar o ambiente a qual estão inseridas, uma vez que encontra-se tanto famílias saudáveis, quanto desestruturadas e, a maneira como essa se dispõe e percebe a deficiência auditiva pode vir a afetar direta e/ou indiretamente a relação e o desenvolvimento do filho(a). Dessa forma, o atendimento psicológico das famílias é um espaço de escuta e acolhimento para os genitores, os quais possuem grande importância no processo de aquisição e desenvolvimento da fala e escuta, compreendendo quais os sentimentos manifestados bem como, a maneira que enxergam, transmitem e lidam com a deficiência, articulando com a terapia fonoaudiológica. Objetivo: Investigar e compreender quais sentimentos, valores e ideias que as famílias possuem a respeito da deficiência auditiva, e como essas são transmitidas e afetam as crianças, oferendo assim, um suporte psicológico. Metodologia: O trabalho descrito trata-se de um relato de experiência, a partir de atendimentos psicológicos com mães, sendo estes articulados com a terapia fonoaudiológica com as crianças, realizados semanalmente no Serviço de Saúde Auditiva da Universidade de Uberaba, em Minas Gerais. Resultados: Notou-se que, a partir da proposta dos atendimentos, as mães apresentaram grande interesse e comprometimento nas sessões, apresentando demandas tanto específicas do filho e a deficiência, quanto demandas externas. Por isso, considera-se de suma importância oferecer a continuidade desse acompanhamento, proporcionando maior suporte para as mesmas. Conclusões: Percebe-se que, a maneira que a família lida com a deficiência auditiva afeta diretamente o desenvolvimento e o processo de adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) da criança, por isso este trabalho bem como, o acompanhamento psicológico aliado a terapia fonoaudiológica da fala, contribui significativamente para compreender a dinâmica familiar e os sentimentos presentes.
Palavras-chave: Perda Auditiva, Atendimento Psicológico, Família, Terapia Fonoaudiológica.

ABBUD, Gláucia de Albuquerque Cavalcanti; SANTOS, Tathiane Cecília E. S. A família na clínica fonoaudiológica e psicopedagógica: uma valiosa parceria. 2002. Disponível em:

DUARTE, Juliana. A importância da Família no Desenvolvimento do Indivíduo. 2015. Disponível em:
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.288
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/288