TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E BILINGUISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Lima, S. C. ;
Lima, D. O. ;
Guimarães, A. F. S. ;
Rosa, M. R. D ;
Lima, D. O. ;
Rodrigues, B. A. ;
Souza, L. S. ;
Introdução: Para a aquisição de uma nova língua, é necessário o desenvolvimento de habilidades especificas a partir de experiências auditiva. É ouvindo e falando que conhecemos uma língua, a qual nos possibilita comunicar ideias, sentimentos e desejos em nosso meio ambiente. Esse processo envolve etapas do processamento auditivo(PAC), este refere-se à eficiência e eficácia com que o sistema nervoso auditivo central utiliza a informação auditiva, quando se tem uma alteração nesse processo , temos o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) sendo este um déficit na modalidade auditiva de origem neurobiológica.Diversos estudos demonstram a presença do TPAC em pacientes Bilingues ou poliglotas.Afim de reestruturar esses mecanismos auditivos alterados , O treinamento auditivo (TA) é uma ferramenta eficaz para o tratamento do TPAC, ele age na reestruturação do sistema auditivo e conexões com sistemas neurais. Este fato, acarreta na melhora das habilidades alteradas por meio da plasticidade neural Objetivo: Relatar os benefícios do treinamento auditivo em uma paciente bilíngue acometida pelo TPAC. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo de uma Paciente bilíngue de 12 anos de idade, sexo feminino, com dificuldades de compreensão auditiva. Inicialmente, aplicou-se o questionários de funcionamento auditivo (SAB) e o de monitoramento dos resultados do treinamento auditivo (FISHER). Para avaliar a via auditiva, foi aplicado o potencial evocado auditivo de tronco encefálico(PEATE), observando um aumento da latência da onda III, em ambas as orelhas , sendo mais significa na orelha direita antes do TA. Além disso , aplicou-se os testes da bateria de avaliação do PAC testes de Identificação de Sentença Sintática –PSI, Teste de Padrão de Frequência –PPS Teste Dicótico de Dígitos- TDD, Teste Dicótico Consoante Vogal-TDCV- Fala no Ruído-FR, Masking Level Difference-MLD. os testes de PAC apresentaram alteração nas habilidades de Figura-Fundo para sons linguísticos, Integração Binaural, Separação Binaural e Ordenação Temporal ,resultando no transtorno do processamento auditivo central.O treinamento auditivo, foi baseada em técnicas formais e informais com ênfase no trabalho de memória sequencial verbal juntamente com atenção seletiva, realização de atividades direcionadas a figura-fundo auditiva, consciência do planejamento da informação acústica através da discriminação de fonemas e síntese fonêmica. Resultado: Após o treinamento auditivo, observou-se melhor desempenho nos scores dos questionários SAB e Q-Fisher, diminuição das latências do PEATE em ambas as orelhas. Nos testes comportamentais do PAC, observou-se evolução significativa nos testes Dicótico de Dígitos, com diminuição da diferença interaural, Padrão de Frequência para a tarefa de nomeação, no teste de inteligibilidade de Fala Pediátrica –PSI em sons verbais obteve, especialmente na relação sinal ruído de -15/MCI,chegando a 40% de melhora. Sendo assim, observou-se uma melhora nos mecanismos fisiológicos de atenção seletiva, discriminação de sons verbais em sequência, reconhecimento de sons verbais fisicamente distorcidos em escuta monótica, reconhecimento de sons não verbais em escuta dicótica, reconhecimento de sons verbais sobrepostos em escuta monótica com respostas de apontar figuras e discriminação de padrões sonoros. Conclusão: O treinamento Auditivo se mostra eficaz nos casos de TPAC , resultando na melhora das habilidades auditivas, consequentemente na compreensão auditiva e qualidade de vida desta população.
AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. (central) auditory processing disorders — the role of the audiologist [Position Statement]. 2005. Disponível em:
AMIN, S. B. et al. Central auditory processing disorder profile in premature and term infants. Am J Perinatol, v. 32, n. 4, p. 399-404, 2015.
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In: MUSIEK, F. E. e CHERMAK, G. D. (Eds.) Handbook of central auditory processing disorder: auditory neuroscience and diagnosis. 2a. San Diego: Plural Publishing, v.1, 2014.
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