Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE LONGA LATÊNCIA (P300) EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
Evangelista, E. K. B ; Melo, T. C. F. ; Silva, A. N. S ; Silva, J.Q. ; Lima, L. R. S. ; Souza, I. C. M. ; Duarte, D. S. B. ; Britto, D. B. L. A. ;


INTRODUÇÃO: A integridade da via auditiva é fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem bem como habilidades de atenção, discriminação e memorização de estímulos tonais e de fala, contribuindo para o processo de aprendizagem das crianças. Em crianças com deficiência auditiva o Implante Coclear (IC), a depender do tipo de perda, torna-se uma medida reabilitadora que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos processos cognitivos, principalmente a memória auditiva na qual participa da aquisição e desenvolução da fala. Diversos métodos são usados para avaliar as habilidades cognitivas como os Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (P300), que traz resultados fisiológicos. OBJETIVO: Descrever os principais resultados do P300 em crianças usuárias de IC. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio de 2021, norteada pela seguinte pergunta condutora: Quais são os resultados mais significativos do registro do P300 em crianças usuárias de implante coclear? A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, ScienceDirect e PubMed. Para a busca utilizamos uma única chave em todas as bases: “Event-Related Potentials” OR “P300” AND “Cochlear Implantation” AND “Children”. Os critérios de inclusão para a leitura dos artigos completos: 1) estudos originais de pesquisa; 2) estudos realizados com pacientes humanos crianças usuárias de implante coclear; 3 4) crianças submetidas a exame de P300. Como critérios de exclusão: análise revisões narrativas, sistemáticas e reanálises; dissertações ou teses; cartas; editoriais; comentários; capítulos de livros; estudos envolvendo crianças com uso de AASI e estudos realizados em animais. RESULTADOS: Inicialmente foram encontradas 1.880 publicações. Após leitura de título e resumo, restaram 13 para serem lidos na íntegra. Após análise dos critérios de elegibilidade e exclusão de duplicatas, apenas três estudos foram incluídos nesta revisão, devido à escassez de estudos direcionados a esse tema. Os estudos foram publicados entre os anos de 1997 e 2019. A idade mínima encontrada dos participantes foi de 6 anos e a máxima 12 anos de idade. Quanto ao perfil da amostra, as publicações incluíram pacientes com surdez pré-lingual com pelo menos 7 meses de uso do implante coclear. Para a realização do exame houve predominância de estímulos auditivos naturais da fala como fonemas próprios da região do estudo. Houve várias correlações significativas entre o reconhecimento de fala e as latências do P300 refletindo nos processos cognitivos relacionados às habilidades de atenção e discriminação auditiva. Já em relação as latências, existiu uma tendência de serem mais longas para o contraste de fala em comparação com os contrastes de intensidade. Outro resultado relevante foi o fato de o tempo de surdez e de uso de IC influenciar sob os valores das latências e amplitudes dos potenciais N1 e P2. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que o P300 pode ser utilizado para avaliar a memória e as habilidades cognitivas de crianças usuárias de IC, visto que essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento da discriminação auditiva e podem ser um fator que fundamental no resultado do Implante Coclear.

KILENY, P. R.; BOERST, A.; ZWOLAN, T. Cognitive evoked potentials to speech and tonal stimuli in children with implants. Otolaryngology - Head and Neck Surgery. v. 117, n. 3, p. 161-169, set. 1997.

VANAJA, C.; SARDA, S. P300 as a measure of auditory memory in cochlear implant recipients: A preliminary report. Indian Journal of Otology, v. 25, n. 2, p. 103–107, abr. 2019.

BANHARA, M. R.; COSTA FILHO, O. A.; ALVARENGA, K. DE F. Potenciais auditivos de longa latência evocados por estímulos de fala em usuários de implante coclear. Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.293
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/293