Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TREINAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Lima, L.R.S. ; Duarte, D.S.B. ; Souza, I.C.M. ; Fernandes, S.F.S ; Carneiro, D.L.S. ; Santos, T.O.N. ; Melo, T.C.F. ; Melo, V.K.R. ; Brito, D.B.L.A. ;

Introdução: O Processamento Auditivo (PA) refere-se aos mecanismos e processos do sistema auditivo responsáveis por fenômenos comportamentais como: localização e lateralização sonora; discriminação auditiva; reconhecimento de padrões auditivos; aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal; e desempenho auditivo na presença de sinais acústicos degradados ou competitivos. O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é complexo grupo de alterações usualmente associado a uma série de dificuldades auditivas e de aprendizado. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Este é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala. Objetivo: Descrever as principais técnicas/métodos utilizados no treinamento auditivo em crianças com transtorno do processamento auditivo. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio de 2021, norteada pela seguinte pergunta condutora: Quais as principais técnicas/métodos utilizados no treinamento auditivo em crianças com transtorno de processamento auditivo? Foram utilizadas as seguintes bases de dados como fonte de artigos: SciencDirect, SciELO, PubMed e as primeiras quinze páginas do google acadêmico. Para a busca foi utilizada a seguinte chave de busca: “Auditory training” AND “Auditory Processing Disorder” AND “Children”. Foram incluídos estudos realizados com crianças de 0 até 12 anos, com transtorno do processamento auditivo e audição normal, sem restrição de ano e idioma. Foram excluídos estudos com animais, artigos de revisão, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Resultados: Inicialmente foram encontrados 11.872 artigos. Após leitura de título e resumo, ficaram 18 artigos para serem lidos na íntegra. Após leitura na íntegra 11 artigos foram excluídos por duplicata ou por não se enquadrarem dentro dos critérios de elegibilidade, ficando sete incluídos nesta revisão. Todos os estudos foram publicados entre os anos de 2005 e 2021 e são dos continentes Asiático, América do Norte e América do Sul. A idade mínima encontrada dos participantes foi de 7 anos e a máxima 11 anos de idade. As publicações selecionadas referem diversos métodos que podem ser utilizados no treinamento auditivo em crianças com transtorno do processamento auditivo, dentre eles: Softwares como “Casa malassombrada”, Fast ForWord Language e Earobics, treinamento de fala no ruído, Diferenciação de intensidade interaural diferencial (DIID), Treinamento de competição dicótica (DOT) e treinamento de lateralização auditiva. As habilidades auditivas trabalhadas a longo dos treinamentos auditivos foram: figura-fundo, fechamento auditivo, integração e separação binaural, ordenação temporal, processamento temporal, ordenação temporal e lateralização auditiva. Conclusão: O amplo treinamento auditivo em crianças com transtorno de processamento auditivo melhora as habilidades auditivas do processamento auditivo.

LOO, Jenny Hooi Yin; ROSEN, Stuart; BAMIOU, Doris-Eva. Auditory Training Effects on the Listening Skills of Children With Auditory Processing Disorder. Ear and Hearing, v.37(1), p. 38-47, jan./fev. 2016.
LOTFI, Yones et al. Effects of an Auditory Lateralization Training in Children Suspected to Central Auditory Processing Disorder. Journal of Audiology & Otology, v.20(2), p.102-108, agost. 2016.
SIMON, Larissa Fortunato; ROSSI, Angela Garcia. Triagem do processamento auditivo em escolares de 8 a 10 anos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas-SP, v.10(2), dez. 2006.
STROIEK, Susan et al. Auditory training in auditory processing disorders: a case study. Revista CEFAC v.17(2), p. 604-614, mar./abr. 2015.
ZALCMAN, Tatiane Eisencraft.; SCHOCHAT, Eliane. A eficácia do treinamento auditivo formal em indivíduos com transtorno de processamento auditivo. Revista da Sociedade Brasileira de fonoaudiologia, v.12 (4), dez. 2007.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.296
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/296