AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO SUSTENTADA EM USUÁRIOS DE PRÓTESE OSTEONCORADA
Sousa, A. S. ;
Santos, S. A. ;
AVALIAÇÃO DO ESFORÇO PARA OUVIR EM USUÁRIOS DE PRÓTESE OSTEONCORADA
INTRODUÇÃO - A quantidade de recursos cognitivos necessários para o reconhecimento dos sinais acústicos, principalmente a fala, incluindo os recursos da audição, atenção, memória e linguagem empregados na execução de uma determinada tarefa auditiva define o esforço para ouvir. O SSQ (Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale) é uma escala que tem por objetivo avaliar a experiência subjetiva de escuta e quantificar as dificuldades em situações cotidianas de comunicação e tem sido utilizado como instrumento para medir o esforço auditivo com usuários de próteses auditivas. É possível avaliar o esforço para ouvir também com avaliação comportamental. O THAAS (Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada) é empregado para avaliar a atenção auditiva sustentada e exige o sujeito se mantenha atento durante todo o teste. OBJETIVOS - Analisar o desempenho de adultos usuários de prótese osteointegrada no THAAS com e sem a prótese e verificar o benefício da prótese na qualidade de vida, através da aplicação do questionário SSQ e observar o esforço auditivo sem e com a utilização da prótese. MÉTODO - O presente relato de casos, aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa sob o CAAE 69690817.8.0000.8093 foi realizado inicialmente com dois participantes. Foram aplicados o THAAS e o SSQ sem e com a prótese e realizada a comparação dos desempenhos nas duas situações. Para neutralizar o efeito de aprendizagem e memória das duas aplicações, um sujeito realizou os procedimentos primeiramente sem a prótese e depois com a prótese e o outro participante foi submetido aos procedimentos em ordem inversa. RESULTADOS - A primeira realização do THAAS com o participante 1 foi feita com prótese, com dois erros de desatenção e um erro de impulsividade. Já na segunda aplicação do THAAS foi feita sem prótese e houve dois erros de impulsividade e onze de desatenção, sendo identificado um decréscimo de vigilância de cinco pontos. O participante 2 realizou a primeira aplicação do THAAS sem a utilização da prótese e ocorreram 58 erros de desatenção e seis erros de impulsividade, totalizando 64 erros, sem decréscimo de vigilância. A segunda realização do THAAS ocorreu com a utilização da prótese e foi observado dois erros de desatenção e dois de impulsividade e ausência do decréscimo de vigilância. Na aplicação do SSQ ambos os participantes apresentaram melhor pontuação com a prótese, o participante 1 fez 106 de 120 pontos com a prótese e sem a prótese 70/120, já o participante 2 fez 74/120 com a prótese e 11/120 sem a prótese.
CONCLUSÃO – Os resultados de ambos os participantes no THAAS e no SSQ se mostraram compatíveis, sendo possível observar que a prótese osteoancorada proporcionou melhor desempenho nas atividades de escuta e consequente redução do esforço auditivo em tarefas que necessitam a sustentação da atenção auditiva.
1. GUIJO, Laura Mochiatti; HORIUTI, Mirella Boaglio; CARDOSO, Ana Cláudia Vieira. Mensuração do esforço auditivo com o uso de um paradigma de tarefa dupla do Português Brasileiro: estudo-piloto. CoDAS, São Paulo , v. 31, n. 4, e20180181, 2019.
2. Miranda-Gonsalez Elisiane Crestani de, Almeida Kátia de. Incapacidade auditiva medida por meio do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ): estudo piloto da versão reduzida em Português Brasileiro. Audiol., Commun. Res. 2017
DADOS DE PUBLICAÇÃO