NOVAS PERSPECTIVAS NA FONOAUDIOLOGIA: IMPULSIONANDO A SAÚDE AUDITIVA NO MEIO DIGITAL.
Vespero, V. A. ;
Maia, J. C. ;
Santos, G. Z. ;
Antonelli, B. C. ;
Néri, L. F. ;
Freitas, A. J. A. B. ;
Morgado, M. ;
Queiroz, D. S. R. ;
Volpe, M. J. G. ;
Blasca, W. Q. ;
O Programa de Educação Tutorial em Fonoaudiologia - PET Fonoaudiologia, criado em 2006, busca garantir amplas vivências acadêmicas para seus integrantes, se baseando na tríade universitária: pesquisa, ensino e extensão (QUADROS et.al, 2016), o que proporciona a formação completa do graduando.
Tais vivências atreladas às tecnologias digitais possibilitam a criação de materiais educativos, que estimulam o conhecimento e aumentam o engajamento dos usuários desses meios (FALEKMBACH, 2005), para potencializar o alcance da informação e reciclar as práticas pedagógicas existentes (ROSALIN; CRUZ; MATTOS, 2017).
Apoiado nisso, o grupo PET Fonoaudiologia elaborou um projeto de extensão: “Hackathon da saúde, tecnologia e comunicação”, que envolveu diferentes profissionais, como fonoaudiólogos e designers, em um trabalho colaborativo, de maneira intensiva e com foco em determinado desafio (GUIZARDI et. al, 2018). Tendo como objetivo desenvolver soluções inovadoras para problemas relacionados à saúde auditiva e estratégias de comunicação do jovem, e ocorreu no período entre outubro e dezembro de 2020.
Este trabalho dispõe-se a relatar a experiência do desenvolvimento do protótipo de jogo relacionado às habilidades auditivas, elaborado no “Hackathon da saúde, tecnologia e comunicação”.
Em dezembro, foram realizados três dias de evento, organizados entre períodos para os grupos trabalharem; e oficinas para aprofundamento dos conteúdos ofertados anteriormente, abordando os temas necessários para o desenvolvimento do desafio: Design Thinking, Scratch Jr., Comunicação e Edição de Vídeos.
Participaram 20 graduandos em Fonoaudiologia e Direito. Quatro graduandos em Design auxiliaram os participantes. O desafio proposto foi desenvolver as soluções inovadoras, por meio de um game, e entregar um vídeo demonstrando o funcionamento do game e um vídeo do processo de criação.
Na realização do evento foram utilizados: Whatsapp, para avisos; Discord, com espaços para compartilhamento de informações, materiais e discussão dos grupos; Google Meet, para as atividades síncronas.
A partir dos conteúdos, um dos grupos, composto por quatro integrantes dos diferentes cursos, desenvolveu a prototipação de um game, sobre o tema saúde auditiva, com maior enfoque nas habilidades dessa função, utilizando a ferramenta “Scratch Jr.”.
Voltado à saúde auditiva, o game propõe o desenvolvimento da atenção e o treino das habilidades auditivas de detecção, discriminação e reconhecimento, de maneira lúdica e interativa. Visto que a linguagem oral se desenvolve a partir das habilidades auditivas ao estimular o desenvolvimento da audição, é garantido um melhor desenvolvimento infantil. (GONÇALVES e TEIXEIRA, 2019). É propiciado igualmente, o rastreio das habilidades auditivas defasadas.
Constituído de fases, com graus diferentes de dificuldade, com imagens e estímulos sonoros distintos, o jogo tem por objetivo reconhecer o estímulo sonoro apresentado em cada fase. Ao errar, o ruído competitivo e o estímulo sonoro são repetidos e o jogador pode escolher outra imagem, que está presente na tela. Acertando, o jogador avança de fase.
A partir do “Hackathon” os estudantes aprenderam sobre novas ferramentas, refinando a solução de problemas de maneira prática e viável para o cotidiano clínico e domiciliar, culminando num jogo que age como um rastreador de dificuldades e propicia o treino das habilidades auditivas de maneira rápida, lúdica e acessível.
QUADROS, I. A.; LUCCAS, G.R., BLASCA, W. Q.; BERRETIN-FÉLIX, G. Análise das atividades realizadas pelo PET fonoaudiologia. Anais. 2016.
FALKEMBACH, G. A. M. Concepção e Desenvolvimento de Material Educativo Digital. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. 2005.
ROSALIN, B. M.; CRUZ, J. A. S.; MATTOS,M. B. G. A importância do material didático no ensino a distância.RevPol Gestão Educ [Internet]. 2017 [cited 2017 Nov 20];21(n.esp.1):814-30.
GUIZARDI, F. L.; SANTOS, K. F. dos; LEMOS, A. S. P.; SEVERO, F. M. D. Maratonas hackers no Brasil com desafios no campo da Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 22, n. 65, p. 447-460, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.1001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/4P6kCpMDY4Wtk48KSKn5Sym/?lang=pt. Acesso em: 08 jun. 2021.
GONÇALVES, MS; TEIXEIRA AR (org). Reabilitação auditiva infantil: atividades lúdicas para estimulação das habilidades auditivas. [recurso eletrônico].1. ed. - Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2019. Disponível em
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