SINAIS E SINTOMAS DOS TRANSTORNOS DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: OBSERVAÇÃO DE PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL
Bezerra, D.R. ;
Ribeiro, S.S. ;
Canto-Pereira, V. R ;
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por uma sintomatologia clássica de desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo uma patologia bastante heterogênea, ou seja, diferentes fatores genéticos e ambientais atuam na manifestação das características que compõem os variados quadros clínicos do transtorno. Para o diagnóstico do TDAH é necessário que o indivíduo apresente os sintomas antes dos 12 anos, persistindo por pelo menos seis meses, no mínimo em dois ambientes diferentes, entre outros. A desatenção manifesta-se como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização. A hiperatividade está relacionada com atividades excessivas e não apropriadas, como batucar ou conversar em excesso. A impulsividade manifesta-se em ações que ocorrem em momentos sem premeditação, podendo causar dano a própria pessoa, e podem estar associadas a intromissão social. OBJETIVO: Verificar quais são os sinais e sintomas de TDAH mais observados em ambiente escolar, segundo a visão de professores que lecionaram para crianças e/ ou adolescentes diagnosticados com o transtorno. METODOLOGIA: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o parecer no 4.129.964. Foram selecionadas três escolas públicas do Distrito Federal (DF), localizadas na cidade de Samambaia. Participaram do estudo 68 professores de escolas de ensino fundamental. Estes foram convidados a responder um questionário de sinais e sintomas do TDAH, composto por 58 itens/sintomas que podem estar presentes em crianças e/ou adolescentes com o transtorno. Os itens foram pontuados, de acordo com o grau de ocorrência, em valores numéricos de 1 a 5 que correspondem a: 1. Nunca; 2. Quase nunca; 3. Algumas vezes; 4. Quase sempre e 5. Sempre. RESULTADOS: Após a análise de dados, foi possível identificar a média e o desvio padrão da pontuação atribuída a cada um dos 58 sintomas, Os principais sinais e sintomas do TDAH, em ordem decrescente de média foram: Irriquieto; Ansioso; Hiperativo; Apressado ou impulsivo; Distraído, Desatento, Tagarela; Dificuldade de brincar silenciosamente; pouco auto-controle; Intromete-se/Interrompe. Já os sintomas menos frequentes foram: Deprimido; Medroso; Tímido; Rouba ou Mente; Introvertido; Dificuldade em discriminar fala; Habilidade de associação auditiva ruim; Taxa reduzida de processamento da informação auditiva; Habilidade de linguagem ruim; Hostil. CONCLUSÃO: Com a realização deste estudo, foi possível identificar os principais sinais e sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, segundo a observação de professores de crianças e/ou adolescentes com o diagnóstico do transtorno no Distrito Federal.
• AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre. Artmed Editora, 2014.
• CHERMAK, G.D; TUCKER, E; SEIKEL, J.A. Behavioral characteristics of auditory processing disorder and attention-deficit hyperactivity disorder: predominantly inattentive type. Journal of the American Academy of Audiology, v. 13, n. 6, p. 332-338, 2002.
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