SINAIS E SINTOMAS DO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: VISÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL
Ribeiro, S.S. ;
Canto-Pereira, V. R ;
Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) é caracterizado como um transtorno funcional da audição, no qual o indivíduo detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em interpretá-los devido o prejuízo em uma ou mais habilidades auditivas. O TPA acarreta déficits no processamento das informações dos sinais sonoros recebidos não atribuídos à deficiência auditiva periférica. Em ambiente escolar, crianças e/ ou adolescentes com TPA podem apresentar dificuldades nas atividades de soletração, leitura e na compreensão das informações apresentadas verbalmente durante a aula. O TPA acarreta dificuldades no processo da comunicação oral, leitura e escrita, compreensão de linguagem e no desempenho escolar. Objetivo: Verificar os sinais e sintomas de TPA observados em ambiente escolar, de acordo com a opinião de professores que lecionaram para crianças e/ ou adolescentes diagnosticados com TPA, em escolas públicas do Distrito Federal. Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino Superior, sob o parecer nº 4.129.964. A amostra foi composta por 67 professores do ensino fundamental I de três escolas públicas do Distrito Federal (DF). Os professores responderam um questionário composto por 58 sinais e sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e TPA, pontuando-os conforme a frequência de ocorrência no ambiente laboral, sendo 1 (nunca), 2 (quase nunca), 3 (algumas vezes), 4 (quase sempre) e 5 (sempre). Resultados: Os principais sinais e sintomas de TPA encontrados na análise dos questionários foram: dificuldade de ouvir em ambiente ruidoso; pede para repetir coisas; déficit na atenção auditiva seletiva; déficit na atenção auditiva dividida; taxa reduzida de processamento da informação auditiva; dificuldade em seguir instruções orais; déficit na atenção auditiva sustentada; distração; habilidade de associação auditiva ruim e habilidade de escuta ruim. Os sinais comportamentais: agressivo; engaja-se em atividades perigosas; desafiador; brigão; rouba; mente; destruidor e hostil foram classificados como menos frequentes. Estes achados podem ser correlacionados ao fato de que estes sintomas não são frequentes no TPA, sendo sintomas que são encontrados em maior frequência no TDAH. Conclusão: foi possível identificar os principais sinais e sintomas comportamentais característicos de TPA, de acordo com a observação dos professores. Foi possível, ainda, correlacionar a presença dos déficits das habilidades auditivas e as dificuldades que estes déficits podem ocasionar no aprendizado de crianças e/ou adolescentes com TPA.
• Pereira, Kátia Helena. Manual de orientação: transtorno do processamento auditivo – TPA. Primeira edição. Florianópolis: DIOESC, 2014.
• American Speech-Language-Hearing Association. (2014). Understanding the Differences Between Auditory Processing, Speech and Language Disorders, and Reading Disorders. Research Boulevard, Rockville, Maryland 20850-3289.
• Bellis TJ. Understanding Auditory Processing Disorders in children. ASHA - American Speech-Language-Hearing Association [artigo online]. Disponível em: https://www.asha.org/public/hearing/understanding-auditory-processing-disorders-in-children/.
• Chermak GD, Tucker E, Seikel JA. Behavioral characteristics of auditory processing disorder and attention-deficit hyperactivity disorder: predominantly inattentive type. Journal of the American Academy of Audiology, 2002; 13 (6): 332-338. 12.
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