IMPACTO NAS HABILIDADES AUDITIVAS RELACIONADAS AO APRENDIZADO NA PANDEMIA COVID-19
Silva, I.C.S ;
Arcine, M.R.D ;
Souza, B.O ;
Devido à pandemia de COVID-19 que se instalou no Brasil em 2020, as aulas de ensino superior migraram de presenciais para remotas síncronas e assíncronas. Desta forma, muitos graduandos necessitaram adaptar sua forma de aprendizado, da modalidade visual-auditiva para auditiva, muitas vezes de forma exclusiva. Partindo deste pressuposto, o objetivo deste estudo foi identificar se o modelo atual de ensino presencial em ambiente virtual de aprendizagem com aulas síncronas interferiu nas habilidades auditivas de atenção seletiva e memória auditiva dos discentes, em relação ao seu aprendizado. O estudo realizado foi descritivo e de corte transversal, autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Científica de instituição reconhecida, sob o número CAAE 42479920.0.0000.5493. Participaram 59 graduandos do Curso de Fonoaudiologia de uma IES, todos frequentadores do período noturno e submetidos aos mesmos docentes e metodologias de ensino presencial em ambiente virtual de aprendizagem, com aulas remotas síncronas. Foram excluídos do estudo os discentes que referiram não escutar bem. Os participantes responderam a um questionário enviado digitalmente por um aplicativo de troca de mensagens, com questões pertinentes ao tema, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, sendo identificado que os discentes relataram compreender o conteúdo nas aulas remotas síncronas, embora necessitassem de intervalos durante o período da aula por terem, como fatores de distração, o ruído no ambiente doméstico, as oscilações de conexão com a internet e as notificações de celular, mesmo possuindo local apropriado para acompanhar as aulas. A utilização de fones de ouvidos e a leitura em voz alta foram recursos utilizados pelos participantes para melhorar a atenção seletiva e memória auditiva durante as aulas. Concluiu-se, com o presente estudo, que o ambiente residencial foi considerado inadequado por promover interferências ruidosas e ser propício a distrações, exercendo influência negativa na atenção seletiva e na memória auditiva dos alunos. Considerando que as habilidades auditivas são de suma importância para um bom desempenho acadêmico dos estudantes universitários nas aulas remotas síncronas, acredita-se que orientações direcionadas à elaboração de estratégias para o melhor aproveitamento das aulas remotas síncronas irão auxiliar os discentes no seu percurso acadêmico de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem. Orientações aos docentes para o desenvolvimento de boas práticas de ensino remoto também são sugeridas, visando o adequado aprendizado do conteúdo ensinado.
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