Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

RELAÇÕES ENTRE INTELIGIBILIDADE DE FALA E RECONHECIMENTO DE PALAVRAS COM E SEM SENTIDO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
Pereira, R. S. ; Mendes, B.C.A. ; Castro, S.C. ; Novaes, B.C.A.C. ;

Resumo
Relações entre inteligibilidade de fala e reconhecimento de palavras com e sem sentido em crianças com deficiência auditiva. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, São Paulo, 2021.

Introdução:A capacidade auditiva é um conceito abstrato do potencial anátomo-funcional de um sujeito a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. O desempenho está sujeito à influência de inúmeros fatores e da interação entre eles. Objetivo: Estabelecer relações entre capacidade auditiva e desempenho em tarefas de percepção da fala em crianças com deficiência auditiva, visando a discutir fatores determinantes na utilização efetiva da audição residual no processo de percepção da fala. Método: Os procedimentos foram realizados em um serviço de Saúde Auditiva, comitê de ética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nº 204/2011. Foram estabelecidos os Índices de Inteligibilidade de Fala (SII) para sons de entradas de 55 e 65 dBNPs de 10 crianças com perda auditiva neurossensorial usuárias de AASI bilateralmente que tenham a linguagem oral. Foram submetidas à tarefa de repetição de palavras com e sem sentido em duas diferentes intensidades (55 e 65 dBNPS). Na análise dos dados, o SII foi relacionado com os resultados obtidos em cada critério de análise. Resultados: Participaram da pesquisa dez sujeitos, seis meninas e quatro meninos de idade variante entre seis e 17 anos, com diferentes graus de perda auditiva e todos com a perda do tipo neurossensorial. Os sujeitos apresentaram maior dificuldade com a lista de 55 dB. Foi observado que, conforme ocorre diminuição do SII (sujeitos ordenados em ordem decrescente de SII 65), o desempenho na intensidade de 55 dB também piora. Conclusão: O presente estudo permitiu concluir que, com a piora do SII, o desempenho do na discriminação de palavras com e sem sentido piora, principalmente nas palavras sem sentido. O desempenho no teste de vocabulário pareceu interferir na discriminação de palavras com e sem sentido. No entanto a ampliação do número de sujeitos e a inclusão de sujeitos com SII piores que 50% permitirão confirmar nossa hipótese em futuros estudos.

Palavras- Chave: percepção da fala, percepção auditiva, fala, criança, audição, perda auditiva.







Referências:
Deperon,T.M et al, Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição. Distúrbiodecomun,2018.
Figueiredo,R.S.L et al, Índice de inteligibilidade (SII) e variação da intensidade do sinal de fala em crianças com deficiência de audição. Audiol. Commun. Res. 2019.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.332
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/332