AVALIAÇÃO VESTIBULAR EM CRIANÇAS COM ENXAQUECA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Lins, I.P.S. ;
Duarte, D.S.B. ;
Melo, T.C.F. ;
Evangelista, E.K.B. ;
Fernandes, S.F.S. ;
Santos, T.O.N. ;
Melo, V.K.R. ;
Britto, D.B.L.A. ;
Griz, S.M.S. ;
Introdução: Descoberta no final do Séc. I, pelo médico grego Areteu, a enxaqueca é uma cefaleia de causa desconhecida, na qual ocorre uma constrição, em seguida uma dilatação, das artérias da cabeça, caracterizada por uma dor pulsátil. É marcante por seu forte incômodo cranial e, muitas vezes, problemas como dores abdominais, náuseas e vômitos. Nas crianças, é mais comum que a enxaqueca apareça sem cefaleia, estimando-se que cerca de 5 a 10% das crianças tenham enxaqueca. Objetivo: Descrever os exames mais realizados na investigação do funcionamento vestibular das crianças com enxaqueca. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada no mês de maio de 2021, norteada pela seguinte pergunta condutora: Quais os exames mais utilizados para avaliar o sistema vestibular de crianças com enxaqueca? Foram utilizadas as seguintes bases de dados como fonte de artigos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, ScienceDirect e PubMed. Para a busca utilizamos uma única chave em todas as bases: “migraine” AND “Vestibular screening” OR “test, vestibular function” OR “vestibular function test” AND “children” OR “child”. Foram incluídos estudos realizados com crianças de 0 até 12 anos, com diagnóstico de enxaqueca, submetidos a avaliação vestibular sem restrição de ano e idioma. Foram excluídos estudos com animais, artigos de revisão, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1.871 publicações. Após leitura de títulos e resumos e exclusão das duplicatas e artigos que não se enquadravam nos critérios de elegibilidade, ficaram quatro artigos para inclusão nesta revisão. Todos os estudos foram publicados entre os anos de 2004 e 2016. A idade mínima encontrada dos participantes foi de 0 anos e a máxima 12 anos de idade. Os estudos apontam para o fato de o público infantil apresentar certa dificuldade em relatar os sintomas da doença, dessa forma, poucas chegam aos consultórios para diagnosticar e resolver o problema. Os exames trazidos nos estudos como sendo realizados nas crianças com enxaqueca para avaliação vestibular foram: Reflexo do Vestíbulo-Ocular (RVO) e as seguintes provas da Vectoeletronistagmografia (VENG): calibração dos movimentos oculares, pesquisa do nistagmo espontâneo de olhos abertos e fechados, pesquisa do nistagmo semiespontâneo, pesquisa do rastreio pendular, pesquisa do nistagmo optocinético. Conclusão: A avaliação precoce do sistema vestibular de crianças com cefaleia é de grande importância, a fim de diagnóstico precoce de alguma possível alteração vestibular, uma vez que podem causar mau desempenho escolar além de serem grandes causadores de incômodos às crianças.
1. BRODSKY, J.R.; CUSICK, B.A.; ZHOU, G. Evaluation and management of vestibular migraine in children: Experience from a pediatric vestibular clinic. Eur J Paediatr Neurol. 2016 Jan;20(1):85-92
2. FRANCO, E.S.; CAETANELLI, E.B. Analysis of the Vestibular System in Children Without Hearing and Vestibular Complaints by Computerized Vectonystagmography. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2006;10(1):46-54
3. NARCISO, A.R.; ZEIGELBOIM, B.S.; ALVARENGA, K.F.; JACOB, L.; FILHO, O.A.C.; RIBAS, A. Alterações Vestibulares em Crianças Enxaquecosas. @rq. otorrinolaringol 8(3): 201-206, set. 2004
4. RALLI, G.; ATTURO, F.; DE FILIPPIS, C. Idiopathic benign paroxysmal vertigo in children, a migraine precursor. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009 Dec;73 Suppl 1:S16-8
DADOS DE PUBLICAÇÃO