Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS ENCAMINHADAS PARA UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO PARA DIAGNOSTICO AUDIOLÓGICO
Rupolo, A.C ; Guerra, M.S ; Mendes, B.C.A ; Novaes, B.C.A.C ;

Introdução: O diagnóstico precoce da deficiência auditiva em crianças, realizado nos primeiros
meses de vida, juntamente com a intervenção, podem ser considerados fatores determinantes
para o desenvolvimento de habilidades auditivas e de linguagem. Fatores como o uso efetivo do
dispositivo eletrônico, a qualidade da amplificação, as expectativas dos familiares e sua implicação
com o tratamento são agentes importantes para o prognóstico da criança, bem como aspectos
relativos às condições socioeconômicas, culturais e acadêmicas. Mas é fato que muitas crianças
estão recebendo atendimento terapêutico fonoaudiológico de modo inconsistente sendo
constatado quando essas retornam para o acompanhamento audiológico periódico. Objetivo: O
objetivo deste estudo foi realizar caracterização demográfica e audiológica da população
encaminhada para diagnóstico audiológico, a partir dos procedimentos estabelecidos na Rede de
Saúde para um CER de deficiência auditiva no período de 2014 a 2018. Método: A pesquisa foi
realizada através de análise de prontuários e dados de agendamento no sistema de crianças com
suspeita de deficiência auditiva encaminhadas para diagnóstico audiológico atendidas no CER.
Analisou as seguintes variáveis: porcentagem de utilização das vagas, idade de início, sexo, região
de moradia, idade de conclusão do diagnóstico e diagnóstico. Resultados: Os resultados foram
organizados de acordo com a distribuição de crianças atendidas ao longo de 2014 a 2018 no
serviço de diagnóstico. As Vagas comparadas as utilizadas mostraram que o número de crianças
atendidas aumentou quando comparados os anos de 2014 a 2018; 59% das crianças atendidas são
meninos; houve aumento do número de crianças até três meses de idade encaminhadas para
diagnóstico; mais de 50% das crianças vêm da região sul de São Paulo; aproximadamente 35% das
crianças encaminhadas para diagnóstico audiológico tem perda auditiva neurossensorial.
Conclusão: O estudo possibilitou a análise do fluxo de agendamentos de crianças no serviço,
contribuindo para decisões na gestão de vagas e procedimentos a serem realizados. A triagem
auditiva neonatal facilitou o acesso ao diagnóstico audiológico precoce, entretanto, muitas
crianças ainda chegam tardiamente aos serviços de diagnóstico.

Deperon,T.M et al, Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição. Distúrbiodecomun,2018.

Fichino,SN; Avelino, VLF; Lewis,DR. Característica demográficas e audiológicas da população pediátrica de um centro de referência em saúde auditiva de São Paulo. Distúrbiodecomun,2018.

Silva TA, Novaes BCAC. Saúde Auditiva: acompanhamento das crianças com deficiência auditiva diagnosticadas no Centro Audição na Criança: vivência de pais e terapeutas quanto ao processo terapêutico e desenvolvimento da criança. Relatório de pesquisa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.335
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/335