Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

O EMPODERAMENTO DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: REVISÃO DE LITERATURA
OLIVEIRA, B.F. de ; SILVA, M.C.C. da ; BANDEIRA, K.R.A. ; FIDENCIO, V.L.D. ;

“Empowerment” é um conceito complexo, cujas raízes estão atreladas a movimentos sociais1 e “a pessoa, grupo ou instituição empoderada é aquela que, realiza por si mesma, as mudanças necessárias e ações que a levam a evoluir e se fortalecer”2. Indivíduos com deficiência auditiva podem se tornar frágeis e vulneráveis, devido ao estigma dessa condição, à dificuldade na comunicação e ao próprio fato do uso do dispositivo eletrônico3. Estratégias para o empoderamento desses indivíduos são de extrema importância para promover a conscientização sobre si e seus direitos e de desfazer o paradigma do estigma e da incapacidade4. O objetivo deste estudo foi identificar as evidências sobre as estratégias utilizadas para o empoderamento do indivíduo com deficiência auditiva. Foi realizada busca nas bases de dados Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Public Medicine Library (PubMed), Portal de Periódicos CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses e na ferramenta de buscas Google Acadêmico. Utilizou-se a combinação de descritores “empoderamento para saúde OR advocacia em saúde AND perda auditiva” e “empowerment for health OR health advocacy AND hearing loss”. Adotou-se como critérios de seleção: a inclusão de estudos que trouxessem a discussão sobre o empoderamento do indivíduo com deficiência auditiva e que estivessem disponíveis gratuitamente na íntegra. Foram excluídos estudos que tratassem somente de outras deficiências que não a auditiva. Não foi pré-definido um período de tempo específico para a busca. Primeiramente, foram selecionados 53 estudos pelo título; destes, 35 foram excluídos após a leitura do resumo, resultando na inclusão de 18 estudos nesta revisão. O ano de publicação dos estudos variou de 2011 a 2021. Metade tratava-se de estudos publicados no Brasil. Parte dos estudos tratavam-se de revisão de literatura. Estes abordaram temas sobre a prática da advocacia em saúde como diretriz da promoção da saúde, responsabilidades que os indivíduos com deficiência auditiva possuem, como são suas relações interpessoais, medos, sucessos ou insucesso entre outras emoções; acesso ao poder judiciário e a importância do empoderamento. Dois estudos propuseram o uso de estratégias de empoderamento para pais de crianças com deficiência auditiva já nos programas de diagnóstico e intervenção precoce, enfatizando o quão significativa essa abordagem é para o desenvolvimento da criança surda. Outros dois estudos trataram sobre o empoderamento de indivíduos adolescentes, sendo que um deles destacou a estratégia de grupos com seus pares e o outro é o único estudo brasileiro a propor uma estratégia de intervenção para o desenvolvimento da autoadvocacia nessa população. Um estudo propôs a validação semântica de um instrumento para avaliação de necessidades de saúde e verificou ser fortemente presente a dificuldade dos participantes de identificar termos ou palavras que fazem parte da linguagem técnica em saúde referente à reabilitação da sua própria deficiência, revelando a falta de informações relativas à saúde. Apesar da literatura evidenciar a importância do empoderamento, há escassez de estudos que tratem sobre como intervir de forma a desenvolver essa habilidade e a autoadvocacia do indivíduo com deficiência auditiva.

1. Carvalho SR. Os múltiplos sentidos da categoria “empowerment” no projeto de promoção à saúde. Cad. Saúde Pública. 2004; 20(4):1088-1095.
2. Cesarino CB, Sciarra AMP. Empoderamento na saúde. Arq. Ciênc. Saúde. 2017; 24(3)01-02.
3. Warner-Czyz AD, Loy BA, Evans C, Wetsel A, Tobey EA. Self-esteem in children and adolescents with hearing loss. Trends in Hearing. 2015;19:1-12.
4. Silva RLF, Carneiro LA, Nery DB, Duarte LA, Moret ALM, Salimon A et al. A autoadvocacia como prática de empoderamento de adolescentes com deficiência auditiva: um estudo-piloto. Audiol Commun Res. 2020;25:e2324.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.336
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/336