Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

QUEIXAS NO RETORNO DE ADULTOS E IDOSOS USUÁRIOS DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL DURANTE UM PERÍODO DA PANDEMIA DE SARS-COV-2
Sault, T. C. L. S. ; Ferreira, M.C.M. ; Novaes, B. C. ; Mendes, B.C.A. ;

Queixas no retorno de adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual durante um período da pandemia de SARS-CoV-2

Introdução: A deficiência auditiva diminui significativamente a qualidade de vida de adultos e idosos, pode comprometer a rotina e provocar o isolamento social. Serviços de saúde auditiva são responsáveis pelo atendimento integral do paciente com deficiência auditiva desde o diagnóstico, AASI, terapia e acompanhamento audiológico. Como recomendação do instrutivo de reabilitação do Ministério da Saúde, todos os pacientes são orientados a retornar pelo menos uma vez por ano para acompanhamento, ou sempre que estiverem com algum problema para solucionar questões relacionadas ao uso do AASI. Esta pesquisa se insere na necessidade de identificar e classificar a demanda de retorno dos usuários para propor soluções e estratégias para as equipes. Objetivo: Analisar os motivos da solicitação de retorno de adultos e idosos usuários de AASI, correlacionando as demandas dos usuários e suas características auditivas junto à equipe de profissionais envolvidos neste atendimento. Método: Trata-se de um estudo transversal, prospectivo. Foram incluídos na pesquisa sujeitos usuários de AASI acima de 18 anos que telefonaram ou compareceram presencialmente ao serviço de saúde auditiva - Centro Especializado em Reabilitação - CER II, conveniado ao Sistema Único de Saúde – SUS), para solicitar retorno durante o mês de agosto de 2020, durante a pandemia de SARS-CoV-2. Foram analisadas queixas do usuário e procedimentos necessários para resolver a demanda. Resultados: A amostra foi composta por 177 sujeitos, sendo 59% mulheres. A idade média foi de 63 anos. A maioria apresentou perda auditiva do tipo neurossensorial e 49% de grau moderado. As queixas mais relatadas no atendimento presencial foram: AASI quebrado - 38% e ajuste de AASI - 26,5%. Do total, 62,1% necessitaram de atendimento da equipe completa e 37,9% de uma equipe simples. Os sujeitos que necessitaram de uma equipe completa com médico e fonoaudiólogo tiveram maior intervalo de tempo desde a realização da última audiometria (média de 21,5 meses) e maior idade do AASI (média de 33,1 meses) do que os pacientes que necessitaram da equipe simples (p<0,001). Em relação às condutas do profissional, as três com maior demanda foram: acompanhamento audiológico (28%); reposição de AASI (30,5%) e ajustes (29%). Conclusão: Este trabalho buscou caracterizar os usuários de AASI que solicitaram retorno no serviço, identificando suas queixas e as informações úteis para o agendamento preciso, a otimização do número de vagas e planejamento da agenda com os profissionais necessários para cada atendimento. O período da pesquisa foi durante a pandemia do SARS-CoV-2 e essa situação desafiadora gerou a necessidade de propor soluções inovadoras para o atendimento dos pacientes. As informações da data da última audiometria e da idade do AASI se mostraram as mais úteis para determinar o tipo de agendamento e procedimentos necessários para a resolução da demanda.




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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.341
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/341