USO DE DVD NA REABILITAÇÃO DOS DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO
Vitalino, A. A. ;
Pertence, A, E, M. ;
Rosa, M. C. P. ;
Lima, M. G. S. ;
Bento, L. M. ;
Meireles, P. G. Z. ;
Santos, T. S. ;
Mancini, P. C. ;
A tontura de origem vestibular é um sintoma comum na população mundial com
incidência de 47% a 65% em adultos e idosos. A reabilitação vestibular é um
método reconhecidamente efetivo no tratamento dos distúrbios do equilíbrio e
na prevenção de quedas, sendo recomendada para pacientes com alterações
vestibulares periféricas ou centrais, ou ainda para idosos que apresentam
comprometimento multissensorial. O uso de tecnologia com imagens digitais
para estimulação dos reflexos oculares tem se mostrado efetivo na clínica
fonoaudiológica para a redução de tontura. O objetivo da pesquisa foi
desenvolver e avaliar o uso de um DVD para a reabilitação dos distúrbios do
equilíbrio. Foi realizado um estudo do tipo quase-experimental, analítico,
aprovado pelo comitê de ética sob número CAAE 17853713.0.0000.5149. O
DVD foi estruturado utilizando os programas Windows Movie Maker e Convert
X versão 4, contendo imagens do tipo GIF em três velocidades diferentes para
cada movimento-alvo (sacádicos, rastreio e optocinético). A amostra contou
com 21 participantes encaminhados para a reabilitação vestibular, sendo 10
indivíduos no grupo controle e 11 no grupo experimental. Os grupos foram
pareados entre si com relação à idade e gênero a fim de que ficassem com
características demográficas semelhantes. Todos os participantes foram
submetidos à reabilitação vestibular convencional e ao grupo B foi
acrescentada a utilização de DVD. Foi realizada a avaliação do equilíbrio
estático e dinâmico - provas de Romberg, Romberg Barré, Unterberger, além
da aplicação da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), versão brasileira do
Dizziness Handicap Inventory (DHI) e Escala Visual Analógica (EVA). Medidas
de proporção, tendência central e dispersão foram usadas para análise
descritiva dos dados e as comparações entre grupos foram realizadas com
testes estatísticos apropriados, considerando nível de significância menor que
5%. O grupo controle foi composto por 8 mulheres e 2 homens, com idade
compreendida entre 20 e 76 anos (média 61,50 anos). O grupo experimental foi
composto por 8 mulheres e 3 homens, com idade entre 19 a 77 anos, (média
de 46,82 anos). Houve melhora do equilíbrio estático e dinâmico, bem como da
pontuação obtida na EEB, DHI - versão brasileira e EVA em ambos os grupos,
não sendo encontrada diferença estatisticamente significante. Este estudo
contribuiu para o desenvolvimento de nova tecnologia de baixo custo e de fácil
acesso na prática clínica, proporcionando uma maior diversidade de exercícios
complementares para uso na reabilitação vestibular.
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