Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE MICROFONE REMOTO POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Esturaro, G.T. ; Pereira, R.S. ; Deperon, T.M. ; Mendes, B.C.A. ; Ficker, L.B. ; Novaes, B.C.A.C. ;

Consistência no uso do Sistema de Microfone Remoto em estudantes com deficiência auditiva e sua relação com características da família e das escolas que frequentam. – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, São Paulo, 2020.


Introdução: A relação sinal-ruído na sala de aula pode ser um vilão na inclusão em escola regular de alunos com deficiência auditiva, usuários de dispositivos eletrônicos que utilizam a língua oral para se comunicar. Os recursos tecnológicos são determinantes para a melhor audibilidade de sons de fala em ambientes ruidosos e sua efetividade depende da adesão ao uso do dispositivo. Esse processo é determinado pela parceria entre profissionais da saúde, família e escola. Objetivo: Identificar a relação entre a utilização consistente do sistema de microfone remoto (SMR) em estudantes com deficiência auditiva e o uso pelos professores e características da família que favoreceram ou dificultaram sua adaptação e o desenvolvimento escolar desses estudantes. Método: Foram analisados 175 sujeitos entre 5 e 17 anos que receberam o SMR num serviço de saúde auditiva entre os anos 2017 e 2018, n° parecer: 1.110.125. Pais e professores de usuários também foram sujeitos do estudo. O funcionamento do SMR e a classificação quanto ao seu uso foram verificados. Resultado: Os indivíduos que mais usam o SMR estão no ensino fundamental I, e os que não usam voluntariamente estão no ensino médio e fundamental II. Considerando-se o tipo de escola, a maioria que não usa voluntariamente o SMR está em escola ou sala para surdos com uso de libras e/ou tem intérprete na sala da escola regular. Conclusão: Houve associação entre uso do SMR e tipo de escola (regular ou especial). O fato de o aluno frequentar escola especial, com uso de Libras, pode ser uma variável importante na indicação do dispositivo. O nível educacional, também foi uma variável determinante no uso do dispositivo na escola.

Palavras-chave: Audição; Auxiliares de Audição; Tecnologia Sem Fio; Equipamentos de Autoajuda; Pais; Perda Auditiva.


Thibodeau, L. Comparison of speech recognition with adaptive digital and FM remote microphone hearing assistance technology by listeners who use hearing aids. Am J Audiol. 2014;23(2):201-10.
Bertachini ALL, Pupo AC, Morettin M, Martinez MAN, Bevilacqua MC, Moret ALM, Balen SA, Jacob RTS. Sistema de FM e percepção da fala em sala de aula. CoDAS 2015;27(3):292-300.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.274, de 25 de junho de 2013. [acesso em 01 fev 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1274_25_06_2013.html
Esturaro GT, Novaes BCAC, Deperon TM, Martinez MAN, Mendes BCA. Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores. Distúrb Comun. 2016;28(4):730-42.
Jacob RTS, Queiroz-Zattoni M. Sistema de frequência modulada. In: Bevilacqua MC, Martinez MAN, Balen SA, Pupo AC, Reis, ACMB, Frota S. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos, 2011: 727-43.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.361
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/361