AGENTE ESCUTA: DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ACOMPANHAMENTO AUDITIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Amorim, A. A. L. ;
Alves, F. L. S. ;
Monteiro, T. A. ;
Araújo, E. S. ;
Introdução: A expansão e a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) têm sido vistas como principais iniciativas para produzir mudanças qualitativas na saúde para as próximas décadas em todo o mundo. Assim, nota-se um crescimento exponencial de Programas e tecnologias inovadoras que visam fortalecer este nível de atenção, como o “Informatiza APS” que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde e os aplicativos e-SUS AD e e-SUS território, com o intuito de facilitar o processo de trabalho dos agentes de saúde. Ao considerar especificamente a saúde auditiva, o relatório da Organização Mundial da Saúde em 2021 reitera projeções alarmantes em relação à prevalência da perda auditiva, quantitativo de causas passíveis de prevenção, bem como o custo global anual de US$ 750 bilhões para a perda auditiva não tratada. Assim, é inegável a importância da APS na área de saúde auditiva, bem como a necessidade de desenvolvimento de ferramentas com alcance às diferentes localidades do país. Objetivo: Desenvolver e apresentar a interface gráfica e as funcionalidades de um aplicativo para smartphones, como solução tecnológica para otimização do acompanhamento auditivo na APS. Metodologia: Trata-se da elaboração de uma ferramenta tecnológica em saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (processo número 4.695.580). A linguagem de programação escolhida foi o JavaScript que permitiu a aplicação em plataforma híbrida. O aplicativo “Agente Escuta” foi desenvolvido com duas interfaces, uma do usuário móvel, que são os profissionais da APS e uma dashboard do administrador web, que permite acessar todos os dados inseridos pelos usuários. Para a construção das funcionalidades foram utilizados instrumentos previamente validados em dois eixos: (1) educação em saúde; (2) acompanhamento do desenvolvimento auditivo no primeiro ano de vida. A ferramenta foi analisada por cinco juízes, incluindo estudantes, profissionais, docentes e pesquisadores em Tecnologia da Informação e Fonoaudiologia. Resultados: Com uma interface muito simples e intuitiva, no “Agente Escuta” o usuário tem acesso à tela de cadastro, com posterior direcionamento para a tela de login. No eixo de educação em saúde são disponibilizados infográficos com os marcos do desenvolvimento, estratégia de gameficação com o intuito de revisar os conhecimentos essenciais para atuação na área de saúde auditiva e também incentivar o uso do aplicativo. Além disso, tem-se um espaço para registro de dúvidas. No eixo de acompanhamento, o usuário tem a possibilidade de efetuar o cadastro das crianças que residem em sua área de cobertura, incluir dados sobre os indicadores de risco para deficiência auditiva, informações sobre a triagem auditiva neonatal, bem como seu resultado e conduta. Tem-se ainda a versão informatizada do questionário de acompanhamento mensal validado para o primeiro ano de vida, com notificações de encaminhamento a depender das respostas obtidas pelos familiares. Conclusão: O aplicativo desenvolvido possui funcionalidade e design gráfico interessante e de fácil manuseio, constituindo-se como uma solução com potencial para otimizar o processo de acompanhamento auditivo na APS. Ressalta-se que implementações poderão ser feitas, dentre elas a expansão para outras faixas etárias e melhorias diante da avaliação dos usuários.
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