Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

USO DE PLATAFORMA DIGITAL PARA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA COM CRIANÇAS SURDAS
Cecília Lima ; Delsin P ; Constantini A.C. ;

Na perspectiva de se trabalhar a aquisição da linguagem oral como uma segunda língua da pessoa surda, sugere-se um melhor aproveitamento do potencial de linguagem expressiva e receptiva, assim como, espera-se proporcionar a esses indivíduos uma possibilidade de melhor inserção na comunidade ouvinte e assegurar, assim, a fala como fruto de estimulação. Pensando nisso, a atuação fonoaudiológica, ao buscar novas ferramentas condizentes com o cenário tecnológico atual, poderá utilizar-se de aplicativos tecnológicos no auxílio de suas intervenções com as crianças implantadas, pois os jogos digitais, além de estimular a percepção visual, irão favorecer momentos interativos como etapas do processo de aprendizagem. Sendo a Fonoaudiologia uma profissão em constante desenvolvimento, o presente estudo se propôs a analisar estratégias terapêuticas mediadas pelo uso de software na reabilitação das habilidades vocais e articulatórias de fala de crianças surdas usuárias de implante coclear. Tratou-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso que se realizou em uma instituição do interior do estado de São Paulo. Por conta do objeto de estudo da presente pesquisa, necessitou-se submissão e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob número de protocolo CAEE 85020418.3.0000.5404. Realizou-se um estudo de três crianças surdas usuárias de implante coclear por meio do levantamentos de prontuários e entrevista com os pais para caracterização do comportamento auditivo e de linguagem; avaliação da voz e da articulação e análise acústica das produções vocais das vogais [a], [i] e [u], dos sons oclusivos [p] e [b], e fricativos [f], [v], [z] e [s]; e aplicação do jogo digital intitulado VoxTraining, para aprimoramento da intensidade vocal, frequência vocal, ataque vocal e Tempo Máximo de Fonação (TMF), em 10 sessões terapêuticas. Observou-se que todas as crianças tiveram diagnóstico de perda auditiva e início de reabilitação tardios, estão em fase de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna e apresentam alterações vocais e articulatórias de fala nas suas produções de fala. Os resultados demonstraram que os participantes se interessaram pelo software, e este contribuiu para melhor entendimento sobre o exercício vocal e articulatório a ser realizado devido a contribuição do feedback visual, principalmente nos valores das oclusivas e no TMF das vogais, com exceção da vogal [i]. Em geral, observou-se uma maior dificuldade na produção das fricativas, principalmente em nível de palavra, no qual os resultados pré-teste e pós-teste demonstraram maior oscilação de melhora na produção dos sons. Os achados mostraram que o trabalho bilíngue com surdos utilizando jogos digitais facilitam a terapia e proporcionam melhora na qualidade da voz e na fala.
Palavras-chave: Implante Coclear, Surdez, Terapia da Linguagem, Voz, Software



Referências bibliográficas:
Souza A. Serious games para a fonoaudiologia: uma abordagem voltada à terapia em motricidade orofacial: Dissertação [Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde] – Universidade Federal da Paraíba; 2011.
Barbosa PA, Madureira S. Manual de fonética acústica experimental: Aplicações a dados do português São Paulo: Cortez; 2015.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.365
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/365