VALIDAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA O USO EFETIVO DE DISPOSITIVOS AUXILIARES À AUDIÇÃO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Prudêncio, M.C. ;
Barbosa, A.A.A. ;
Brazorotto, J.S. ;
Introdução: A adesão ao uso dos dispositivos eletrônicos auxiliares à audição é condição fundamental para a reorganização cortical e consequente aquisição da linguagem oral e o pleno desenvolvimento em crianças com deficiência auditiva. Desta forma, programas de intervenção específicos para otimizar o uso destes dispositivos na população infantil são desejáveis. Objetivo: validar o conteúdo de um programa de intervenção em grupo voltado para crianças com deficiência auditiva com o intuito de otimizar o uso de seus dispositivos eletrônicos auxiliares à audição. Metodologia: estudo metodológico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente sob o número do parecer: 3.440.683. O programa denominado “Super Audição” foi elaborado para aplicação em crianças de 4 a 12 anos, dividido nas respectivas faixas etárias: 10 sessões para crianças de 4 a 6 anos,10 sessões para crianças de 7 a 9 anos e 10 sessões para crianças de 10 a 12 anos, totalizando 60 estratégias elaboradas, com metas para a adesão efetiva do uso dos dispositivos auditivos, seu uso, manuseio e cuidados adequados, bem como para a auto advocacia. Para a consecução da validação semântica o programa foi lido e posteriormente discutido com os reabilitadores de um serviço de saúde auditiva, que atuaram como juízes. Resultados: a partir da análise qualitativa realizada observou-se alta satisfação dos reabilitadores com o programa desenvolvido, bem como a pertinência e necessidade deste recurso a partir das discussões realizadas com a equipe. Considera-se, portanto, que o programa foi validado quanto ao seu conteúdo e encontra-se pronto para as demais etapas de validação, com sua aplicação em grupos de crianças com deficiência auditiva. Conclusões: O programa “Super Audição” foi validado quanto ao seu conteúdo e poderá ser uma ferramenta útil para aplicação em serviços de (re) habilitação auditiva infantil.
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