Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PROPOSTA DE LIGAÇÃO DO INSTRUMENTO SAB COM A CIF: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM AS LINKING RULES
Lima,D.O ; Melo,A.B.D.L ; Paiva,S.F ; Rosa,M.R.D ;

Introdução- O Transtorno de Processamento Auditivo Central - TPAC, caracteriza-se por uma disfunção em uma ou mais habilidades auditivas. A literatura demonstra uma estreita relação entre o TPAC e as dificuldades/transtornos de aprendizagem de leitura e escrita. Neste sentindo, a Scale of Auditory Behaviors SAB surge como uma ferramenta importante para avaliar risco para o TPAC em indivíduos em fase escolar. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como principal objetivo estabelecer uma linguagem unificada e padronizada sobre a saúde e os estados relacionados à saúde. Atualmente o processo de ligação entre os componentes da CIF e os instrumentos de avaliação, é uma das possibilidades de se aproximar a prática clínica em audiologia do modelo biopsicossocial. O uso desta classificação é fortemente recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Objetivo: Realizar a ligação entre os itens do instrumento SAB com os componentes da CIF para melhor compreensão da funcionalidade de crianças com TPAC. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal que possui caráter qualitativo com delineamento exploratório e bibliográfico para criação de um protótipo de ligação entre o SAB e a CIF. Para a ligação dos instrumentos foram realizadas três etapas. Na primeira etapa, após extração dos conteúdos da CIF, duas pesquisadores realizaram a ligação dos componentes de forma independente, indicando os códigos para cada ítem da escala. Em seguida houve um encontro para discutir as escolhas dos componentes e realização de uma síntese a partir do julgamento dos códigos conflitantes na presença de uma avaliadora com capacitação e experiência, tanto no uso da CIF como na ligação de instrumentos de acordo com as regras da OMS. Resultados: Como resultado, foi possível constatar divergência nas escolha dos códigos para as questões de número 3, 5 e 7 do SAB, assim como para o escore geral do instrumento. Na questão três houve dúvida entre os códigos b144 (Funções de memória) e b140 (Funções de atenção), sendo substituído pelo b16700 (Recepção da linguagem oral). Na questão 5 b1560 (Funções da percepção) e b167 (Funções mentais da linguagem) posteriormente substituído pelo b1409 e, na questão 7 com b1560 (Funções de percepção) e b140 (Funções de atenção) prevalecendo o b1560. Por fim, os outros nove códigos foram relacionados em comum acordo e o escore geral definido foi d329, pois engloba as funções de primeiro e segundo nível (segundo a CIF) relacionadas à comunicação. Conclusão: Observou-se que o SAB é um importante instrumento para investigação, não só da função auditiva, mas também das funções mentais e cognitivas, essenciais para os aspectos de comunicação. No entanto, por contemplar apenas funções do corpo, recomenda-se sua utilização em conjunto com outros instrumentos que avaliem componentes de atividade e participação a fim de se obter a classificação de funcionalidade da criança.
Palavras Chave:Transtornos da Percepção Auditiva ;Percepção Auditiva; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Organização Mundial de Saúde (OMS). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Edusp; 2015.
Nunes CL, Pereira LD, Carvalho de GS. Scale of auditory behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25:209-15.
American Academy of Audiology (2010). Guidelines for the diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Guideli- nes and Standards].
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.373
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/373