ROTEIRO DE AVALIAÇÃO AUDITIVA E DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL PARA PRÉ-ESCOLARES
Albuquerque IC ;
Brocchi BS ;
Roteiro de avaliação auditiva e do processamento auditivo central para pré-escolares
Introdução: Um sistema auditivo integro e as experiências auditivas são de extrema importância para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A detecção precoce de alterações auditivas e risco para o Processamento Auditivo Central são condições necessária para iniciar a estimulação das habilidades auditivas e evitar dificuldades na fase escolar. Objetivo: Construir um roteiro de avaliação para observação da audição e do processamento em pré-escolares. Métodologia: Para elaboração do roteiro, primeiramente realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo e biblioteca de uma universidade no estado de São Paulo, com as palavras chaves: ‘’processamento auditivo central’’, ‘’audição e linguagem’’, ‘’distúrbios do processamento auditivo’’, ‘’processamento auditivo em pré-escolares’’, ‘’avaliação do vocabulário’’, selecionando então quatorze artigos e dois livros. Foram estruturadas perguntas relacionadas ao desenvolvimento auditivo e um roteiro de avaliação do processamento auditivo central. Resultados: O roteiro constitui-se de oito partes, sendo identificação e anamnese, dados maternos e de gestação, queixas, desenvolvimento auditivo, desenvolvimento de linguagem, desenvolvimento motor, Teste auditivo comportamental para avaliação do processamento auditivo central e avaliação audiológica comportamental. Conclusão: O roteiro, anexo 1, é de extrema importância visto que não há na literatura instrumentos de triagem de processamento auditivo em pré-escolares que investigue, de forma minuciosa, todo o processo que permeia o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças de 43 a 47 meses.
1. Azevedo MF. Desenvolvimento das habilidades auditivas. In: Bevilacqua MC, Martinez, MAN, Balen SA, Pupo AC, Reis ACMB, Frota S. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2011. P.475-493.
2. Pereira LD. Avaliação e Terapia dos Distúrbios do Processamento Auditivo em Pré-escolares. V man de otorrinolaring ped da IAPO. Gráfica e Editora RR Doneley Ltda, São Paulo; 2007.
3. Carvalho ND, Novelli CVL, Colella-Santos MF. Fatores na infância e adolescência que podem influenciar o processamento auditivo: revisão sistemática. Rev Cefac. 2015; vol 17. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462015000501590&script=sci_arttext
4. Kozlwski L, Wiemes GMR, Magni C, Silva ALG. A efetividade do treinamento auditivo na desordem do processamento auditivo central: estudo de caso. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2004; vol 70. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000300023&script=sci_arttext
5. Simon LF, Rossi AG. Triagem do processamento auditivo em escolares de 8 a 10 anos. Psicol. Esc. Educ. 2006; vol 10. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141385572006000200012&script=sci_arttext
DADOS DE PUBLICAÇÃO