AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM ESCOLARES COM E SEM QUEIXA DE LEITURA
Lima,D.O ;
Souza,L.N.F.T. ;
Martins,M.L ;
Miranda,A.C ;
Rosa,M.R.D. ;
Schochat,E. ;
Moureira,I.C.T ;
Introdução: O Processamento Auditivo Central, refere-se ao conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo detecte, analise, associe e interprete as informações sonoras. Atuando, predominantemente, no desenvolvimento da linguagem, este exerce um papel fundamental no processamento acústico rápido, pré-requisito na aquisição da leitura. O transtorno de Processamento Auditivo Central, caracteriza-se por uma inabilidade de focar, discriminar, reconhecer ou compreender informações apresentadas por meio da audição. Este pode interferir consideravelmente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a avaliação do PAC em escolares tem sido um tópico de ampla discussão, tendo em vista a necessidade de procedimentos/ protocolos rápidos e de baixo custo, visando ações de promoção e prevenção da saúde auditiva em escolares.Objetivo: Comparar o desempenho da avaliação simplificada do Processamento Auditivo Central e SAB de escolares com e sem queixa de leitura. Métodos: Estudo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição sob parecer nº. 1.765461.Caracteriza-se por ser um estudo documental retrospectivo e com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 40 escolares com faixa etária de 7 a 11 anos, divididos em dois grupos: grupo I composto 24 escolares com queixa de leitura e grupo II com 16 escolares sem queixa de leitura. Os escolares foram submetidos à audiometria para pesquisa de limiares auditivos, à avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) , o Teste de Discriminação Auditiva, e a aplicação do questionário Scale of Auditiry Behavior (SAB) com os responsáveis. Resultados: Dos 40 escolares 28 (70%) relataram dificuldade no PAC, através do questionário SAB. Existe correlação positiva e moderada entre a queixa de leitura e os resultados do questionário SAB (ρ=,479; p<0,01). No entanto, o questionário SAB não se correlaciona com os testes da triagem. Ao comparar os testes da avaliação simplificada em ambos os grupos houve diferença significativa no teste de Discriminação Auditiva (U=58,0, p<0,001). Conclusão: Não observou resultados estatisticamente significativos entre o questionário SAB e os testes da ASPA, portanto o SAB, na população avaliada não foi útil para o rastreio do TPAC, mas sim para o rastreio dos transtornos de leitura. O teste de Discriminação Auditiva mostrou diferença significativa entre os grupos com a queixa e sem queixa de leitura.
Descritores: Triagem; Percepção Auditiva;Transtorno da Percepção Auditiva; Escolares; Transtorno de leitura.
Pereira KH. Manual de orientação: transtorno do processamento auditivo - TPAC. Florianopolis: Diosesc; 2014.
Germano GD,Pinheiro FH,Cardoso ACV, Santos LCAD,Padula NAMR,Capellini AS. Relação entre achados em Neurimagem,Habilidades Auditivas Metafonologicas em Escolares com Dislexia do Desenvolvimento. Rev.SBFA. São Paulo, 2009; 14 (3); 315-22.
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