Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DE PAIS E FONOAUDIÓLOGOS COM O DESEMPENHO EM HABILIDADES AUDITIVAS E DE LINGUAGEM DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
Ferrari, M.M; ; Novaes, B ; Costa, S ; Mendes, B ;

É consenso nas literaturas nacional e internacional que a indicação do implante coclear é um processo complexo e multidimensional, envolvendo critérios multifatoriais e a necessidade de avaliação dos candidatos em equipe interdisciplinar. O acompanhamento de habilidades de audição e linguagem, tanto pelo fonoaudiólogo que programa o IC quanto pelo responsável pela reabilitação, visam mensurar os benefícios proporcionados pelo IC e ajustá-los caso seja necessário. Conhecer as habilidades de linguagem e audição dos sujeitos são essenciais para que os fonoaudiólogos, que realizam os mapeamentos e a terapia, tenham referências concretas para mensurar o desempenho do usuário com o IC, explicar e envolver a família, para que, juntos, possam delinear expectativas reais de tratamento no decorrer do seu desenvolvimento neste longo processo. Objetivo: Analisar e discutir comparativamente a percepção de pais e fonoaudiólogos – terapeutas e programadores, quanto às habilidades auditivas e de linguagem em crianças usuárias de implante coclear, a satisfação do processo e os fatores responsáveis por isso. Método: Foram sujeitos dessa pesquisa crianças de até quinze anos de idade, usuárias de implante coclear há no mínimo seis meses. Com isso, seus respectivos pais e fonoaudiólogos também foram considerados sujeitos. Foram feitas análises comparativas das características dos sujeitos cujos pais e fonoaudiólogos responderam ou não ao questionário proposto, visando identificar fatores facilitadores do envolvimento dos pais com a equipe;o desempenho de audição e linguagem na percepção de pais e fonoaudiólogos responsáveis pelo acompanhamento terapêutico ou que atuam na programação do implante coclear; a satisfação e fatores a ela relacionados, quanto ao desenvolvimento das crianças. Resultados: Para as categorias de linguagem comparadas aos pais e terapeutas respondentes e não respondentes não houve uma associação estatisticamente significativa (p=0,143). Nos dois grupos a maior parte das crianças apresentam categoria 5 de linguagem, porém nas crianças dos pais não respondentes observa-se um maior número de crianças nas categorias 1,2 e 3. Já nas categorias de audição, também não houve uma associação estatisticamente significativa (p=0,099) entre pais e terapeutas respondentes e não respondentes, porém observa-se um maior número de crianças nas categorias 1,2, 3 e 4 dos pais não respondentes. A grande maioria dos participantes do estudo demostraram satisfeitos com o desempenho das crianças. Conclusão: Os resultados parecem apontar que os marcadores clínicos - categorias de linguagem e audição tem potencial para fortalecer a parceria entre pais e fonoaudiólogos (terapeutas e programadores) e podemos destacar que os fatores em comum de pais e fonoaudiólogos relacionados à satisfação o desempenho comunicativo, audibilidade/ IC, desempenho escolar e envolvimento das partes envolvidas.

1- Bevilacqua MC. Tech, E. A. Elaboração de um procedimento de avaliação de percepção de fala em crianças deficientes auditivas profundas a partir de cinco anos de idade. In: Marchesab IQ, Zorzi JL, Gomes ICD (Ed.). Tópicos em fonoaudiologia. São Paulo: Lovise; 1996, p. 411-433.

2- Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes gerais para a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no sistema único de saúde (SUS). Portaria GM/MS Nº 2.776, de 18 de dezembro de 2014.

3- Geers AE. Techiniques for assessing auditory speech percepcion and lipreading anchancement in Young deaf children; 1994, (5): 85-96.




DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.386
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/386