Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO AUDITIVO: AUTORRELATO DE UNIVERSITÁRIOS
SILVA, Y. M. ; ALMEIDA, A. S. ; FERNANDES, L. M. ; SOUSA, A. M ; SILVA, I. M. C. ;

INTRODUÇÃO: O Processamento Auditivo (PA) é importante para o desenvolvimento da aprendizagem do discente desde os anos iniciais escolares. O PA é responsável por receber, detectar, atender, reconhecer, associar e integrar os estímulos sonoros, desenvolvendo dessa forma um conjunto de habilidades auditivas para analisar e interpretar os padrões sonoros. Os discentes com Transtorno do Processamento Auditivo (TPA), crianças ou adultos, apresentam memória auditiva curta e dificuldades para conseguir interpretar a mensagem sonora em ambientes ruidosos. Deve-se salientar que o TPA pode ocorrer em crianças e adultos com audição dentro do padrão de normalidade no exame de audiometria.OBJETIVOS:Identificar o comportamento auditivo em universitários com queixas de aprendizagem e do desempenho acadêmico. METODOLOGIA: Foi aplicado o questionário SAB (Scale Of Auditory Behaviors), adaptado para um formulário on-line e divulgado nas redes sociais dos universitários. Analisou-se os escores de 1 a 5, a partir das respostas às 12 perguntas referentes a comportamentos auditivos do dia a dia categorizados respectivamente como frequente, quase sempre, algumas vezes, esporádico e nunca. Calculou-se o total de pontos de cada respondente verificando se o resultado como sem risco para alterações de processamento auditivo (acima de 46 pontos), risco de TPA (entre 46 e 35 pontos) e risco elevado de TPA para os valores abaixo de 35 pontos, seguindo os pontos de corte preconizados na literatura. RESULTADOS: Dos 77 participantes com queixas de aprendizagem que responderam à escala, 16 obtiveram pontuação acima de 46, indicando que não há risco de alterações no Processamento Auditivo. Outros 37 participantes obtiveram pontuação entre 46 e 35 pontos, indicando que os universitários apresentam risco de Transtorno do Processamento Auditivo. Outros 24 discentes obtiveram pontuação inferior a 35 pontos, sinalizando que há risco elevado de TPA, sendo necessário treinamento das habilidades auditivas alteradas. CONCLUSÕES: O questionário SAB mostrou-se como uma ferramenta interessante para identificar universitários com risco elevado de Transtorno do Processamento Auditivo, assim como universitários que apresentavam risco, de forma condizente com suas queixas de aprendizagem e desempenho acadêmico.

ENGELMANN, Lucillene; FERREIRA,Maria Inês Dorneles da Costa. Avaliação do Processamento Auditivo em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Porto Alegre, RS, v.14,n.1, p.69-74, abr, 2009. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rsbf/a/H6bYJYd3m56Jp8qB6sGcWNM/?lang=pt Acesso em 10 jun.2020.

NEVES, Ivone Ferreira; Schochat, Eliane. Maturação do processamento auditivo em crianças com e sem dificuldades escolares. Pró Fon Rev. de Atual. Científica, v.17, n.3, p.311-18, dez, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pfono/a/GLqhqNpPM6pVfSr9wcBwqGJ/?lang=pt Acesso em: 10 jun.2009

NUNES, Cristiane Lima; PEREIRA, Liliane Desgualdo; CARVALHO, Graça Simões de. Scale of Auditory Behaviors e testes auditivos comportamentais para avaliação do processamento auditivo em crianças falantes do português europeu. Codas, [S.L.], v. 25, n. 3, p. 209-215, 2013
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.389
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/389