Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTUDO DA AUDIÇÃO EM ESCOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA NACIONAL
Silva, I. V. ; Colella-Santos, M.F. ;

Introdução: Alterações auditivas em crianças na fase escolar podem refletir em distúrbios de aprendizagem e em dificuldades de ensino ou interação social. Isto posto, torna-se essencial avaliar a audição de escolares para prevenir e/ou evitar tal fator causal, além de verificar quais ações voltadas à saúde auditiva tem-se proposto no Brasil. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura baseada em estudos nacionais para verificar, analisar e discutir as produções científicas sobre a avaliação auditiva em escolares do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizadas as bases de dados on-line LILACS e SciELO. Foi utilizado o cruzamento de descritores em ciência da saúde (DeCS), criados pela bireme: triagem, audição, avaliação auditiva, criança e adolescente, além do cruzamento com o termo livre “escolares”. Os artigos foram selecionados por ordem cronológica de publicação, de janeiro de 2000 a janeiro de 2020, totalizando 20 anos. Critérios de inclusão: artigos originais que envolveram escolares, triagem e avaliação das habilidades auditivas periféricas e artigos em português. Critérios de exclusão: pesquisas com a população acima de 15 anos e/ou neonatal, apenas triagem auditiva central e artigos duplicados. Resultados: Foram encontrados 180 artigos, 70 na base de dados SciELO, e 110 na LILACS. Após aplicação dos critérios de exclusão, foram incluídos 14 artigos que atenderam aos critérios. Discussão: Apontando predomínio do tipo de pesquisa quantitativa, com poucas publicações e totalizando uma média para as duas últimas décadas inferior a 1,0 publicação por ano, nota-se que pesquisas com temáticas relacionadas à avaliação auditiva de escolares no Brasil, se tratando de avaliações das habilidades auditivas periféricas, ainda são escassas na literatura. O foco das publicações existentes é a reabilitação, porém já consegue-se observar algumas publicações visando ações de Promoção à Saúde. Baseado nos resultados dos estudos analisados, percebeu-se a necessidade de detectar as alterações auditivas em crianças com idade escolar precocemente, além de constatar-se que não existe um programa de triagem nacional no Brasil para acompanhar e promover a saúde auditiva dos escolares. Conclusão: Por ser um tema pouco abordado na literatura, verificou-se a necessidade de realizar mais produções científicas abordando a avaliação auditiva de escolares.

Palavras-chave: Audição; Triagem; Perda Auditiva; Crianças.

1 - Oliveira PS, Penna LM, Lemos SMA. Desenvolvimento da linguagem e deficiência auditiva: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2015; 17( 6 ): 2044-2055.

2- Goulart BNG, Chiari BM, Almeida CPB. Fatores associados a distúrbios da fala, da audição e da
linguagem em crianças atendidas na atenção primária em saúde. J. Hum. Growth Dev. J. Hum. Growth
Dev. 2017, vol.27, n.3, pp. 281-287.

3- Pereira LD. Sistema auditivo e desenvolvimento das habilidades auditivas. In: Ferreira LP, Befi-Lopes DM, Limongi SCO (org.) Tratado de fonoaudiologia. São
Paulo: Roca; 2004.

4- Penido NO, Chandrasekhar SS, Borin A, Maranhão ASA, Testa JRG. Complicações das otites média -
um problema potencialmente letal ainda presente. Braz. j. otorhinolaryngol. 2016 Jun; 82( 3 ): 253-262.

5- Nunes CL. Processamento Auditivo. Conhecer, avaliar e intervir. Lisboa. PapaLetras. 2015.


DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.391
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/391