RECURSO DE APOIO PARA AUDIOMETRIA TONAL LÚDICA CONDICIONADA
Garcia, C. F. D. ;
Lima, J. V. da S. ;
Castro, E. C. ;
INTRODUÇÃO: A perda auditiva pode ser congênita ou adquirida, e ocorrer em qualquer idade. Pode trazer prejuízos psicossociais, comportamentais e de aprendizagem, principalmente quando se instala durante a primeira infância. Portanto, é de fundamental importância que a avaliação audiológica seja feita, regularmente, em todas as fases da vida. A audiometria tonal condicionada lúdica é um teste comportamental, no qual se utiliza métodos e materiais lúdicos, para obtenção dos limiares tonais, de crianças a partir dos trinta meses de idade cronológica. OBJETIVO: construir um material de apoio para facilitar a condução da avaliação audiológica de crianças. MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo exploratório. Para a construção do material, com propósito de uso no exame de Audiometria Tonal Lúdica Condicionada, com crianças a partir de trinta meses de idade, foram utilizadas peças de brinquedos incompletos, associadas a recursos do programa Microsoft PowerPoint e a plataforma de design gráfico Canva. As pranchas produzidas foram impressas com tinta colorida, plastificadas e encadernadas, para que ficassem agrupadas. Cada prancha contém peças que complementam o contexto e dão sentido à atividade proposta, que é realizar um ato motor ao ouvir o estímulo sonoro. RESULTADOS: Foi produzido um material composto por sete pranchas e oitenta peças, com diversas possibilidades lúdicas, além de um manual com instruções de uso. Ao utilizar-se as pranchas de número 1 e 2 intituladas “Comida aos passarinhos” e “Comida aos sapinhos”, respectivamente, é solicitado ao avaliado que alimente o animal ao ouvir o seu cantar e o apito; na prancha de número 3, intitulada “Guarda-chuva para crianças”, é solicitado que o participante dê o guarda-chuva à criança no desenho, quando ouvir o estímulo; na prancha de número 4, intitulada “Colorir a imagem”, é solicitado que ocorra sobreposição de uma peça colorida à sua parte correspondente, ao ouvir o apito; na prancha de número 5, intitulada “Associação de imagens”, é solicitado que a criança selecione a peça correta e coloque em seu espaço correspondente, ao ouvir o apito; na prancha de número 6, intitulada “Contorno das formas”, é solicitado que se coloque a peça em seu contorno correspondente, ao ouvir o apito; na prancha de número 7, intitulada “Duas fases”, é solicitado que se complete a metade da forma e coloque-a em cima da forma correspondente, ao ouvir o apito. Cada prancha é composta de um diferente contexto lúdico, que possibilite a utilização do recurso no exame de Audiometria Tonal Lúdica Condicionada, a fim de auxiliar Fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia, neste exame que compõe a avaliação audiológica básica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: espera-se que o material produzido por meio deste estudo, seja aplicado na população pediátrica, a fim de verificar-se sua efetividade na rotina audiológica de profissionais e alunos de Fonoaudiologia.
Palavras-chave: Perda da audição, Audiologia, Crianças pré-escolares, Ludicidade, Audiometria.
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