Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PALESTRA DE AUDIOLOGIA PARA EDUCADORES: ANÁLISE SOBRE O APROVEITAMENTO DE CONTEÚDO.
Pereira, Y. S. ; Leal, A. V. S. ; Teles, J. V. ; Silva, I. M. C. ;

Introdução: O sistema auditivo periférico e central precisa estar íntegro para o desenvolvimento na criança, e para responder aos estímulos sonoros envolvidos nas relações sociais, assim como no processo de aprendizagem. Os professores, envolvidos nesse processo, precisam conhecer o desenvolvimento e as habilidades do processamento auditivo para auxiliar seus alunos de forma mais assertiva. Objetivo: Verificar o aproveitamento de professores de alfabetização participantes do Curso de Audiologia para Educadores. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília, conforme o parecer 2.109.866, que visou realizar a comparação e análise do desempenho dos professores submetidos ao Curso de Audiologia para Educadores a partir de questionários realizados pré e pós curso. A análise estatística foi realizada com o Teste qui-quadrado de Pearson para verificar associação entre a intervenção do curso sobre as respostas (variáveis nominais). Resultados: Participaram 128 educadores respondendo aos dois questionários. Nas questões de anatomia, onde foi solicitado a localização de algumas estruturas das orelhas externa, média e interna, se totalizou 39,05% de acertos no questionário pré-palestra e 67,70% no pós-palestra. No tema de habilidades auditivas foram obtidos 44,91% de acertos no questionário pré-palestra e 68,44% no pós-palestra. Nas perguntas sobre consciência fonológica atingiram 61,52% de acertos no questionário pré-palestra e 78,36% no pós-palestra. No primeiro questionário, quando perguntados se se sentiam preparados para trabalharem as habilidades auditivas na sala de aula, 10,93% afirmaram que sim, 46,09% disseram que não e 42,96% talvez. Já no segundo momento, pós-palestra, 72,35% afirmaram que sim, 1,62% que não e 26,01% talvez. Em todos os blocos de perguntas, observou-se associação significativa entre o desempenho e a participação no curso, com p<0,05 ao se comparar as respostas pré-curso com as pós-curso. Conclusão: O curso mostrou-se efetivo, com associação significante com o desempenho pós-curso, indicando sucesso na formação de professores sobre a temática.

FARIAS, Luciane S.; TONIOLO, Ivone F.; CÓSER, Pedro L. P300: avaliação eletrofisiológica da audição em crianças sem e com repetência escolar. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 70, n. 2, p. 194-199, 2004.
BONALDI, Lais Vieira. Estrutura e Função do Sistema Auditivo Periférico. IN: BOÉCHAT, Edilene Marchini et al. Tratado de audiologia. 2. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015, p. 280-285.
TOFFOLI, Melissa Bernardes et al., A estimulação de habilidades auditivo-verbais de crianças pré-silábicas: contribuições para o desenvolvimento da consciência fonológica. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 89-97, jul./set. 2008.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.401
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/401