Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E ELETROFISIOLÓGICA DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL PRÉ E PÓS TREINAMENTO AUDITIVO
Madruga-Rimoli, C.C. ; Colella-Santos, M. F. ;

O grande número de queixas auditivas que não são justificadas pela avaliação do sistema auditivo periférico levou estudiosos a buscarem explicações através de procedimentos que avaliassem a via auditiva central. Com isso, essas queixas passaram a ser atribuídas aos transtornos de processamento auditivo central (TPAC). Estudos na área mostraram que outros transtornos, como as dificuldades relacionadas à leitura e escrita, frequentemente podem aparecer associados aos TPAC. Uma vez identificado o TPAC, o treinamento auditivo é a ferramenta recomendada para a reabilitação das habilidades auditivas baseado nos princípios da neuroplasticidade. Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar o desempenho auditivo de crianças com dificuldades de leitura e escrita e nível de inteligência preservada em testes periféricos e centrais pré e pós treinamento auditivo. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição sob o protocolo n° 2.041.609. Foram incluídos 54 escolares da rede pública de ensino com faixa etária entre 8 e 12 anos de idade, divididas em dois grupos de acordo com a performance no Teste de Desempenho Escolar. Aquelas que apresentaram desempenho inferior no subteste de leitura e escrita foram incluídas no grupo estudo e, aquelas com desempenho médio ou superior foram incluídas no grupo controle. Todas as crianças passaram por avaliação do nível de inteligência, avaliação audiológica básica e de altas frequências, testes comportamentais do processamento auditivo, testes eletroacústicos e eletrofisiológicos. O grupo estudo foi submetido em um programa de treinamento auditivo e foi reavaliado ao final do processo. A análise dos testes não demonstrou diferenças estatisticamente significantes na comparação dos grupos para a avaliação audiológica básica e de altas frequências, emissões otoacústicas transientes e produto de distorção e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes para o Teste Dicótico de Dígitos, Teste de Sentenças Sintéticas, Teste Padrão de Frequência e o Teste Gaps in Noise, além dos testes eletrofisiológicos P300 e FFR. Após o treinamento auditivo, todos os testes que avaliam o sistema auditivo central apresentaram melhora demonstrando que este recurso é eficaz no processo de reabilitação. Os dados do presente estudo evidenciaram que as crianças com dificuldades de leitura e escrita, com nível de inteligência preservado apresentaram integridade do sistema auditivo periférico e alterações nos testes comportamentais e eletrofisiológicos quando comparadas com crianças sem dificuldades de leitura e escrita. Acredita-se que, a avaliação do processamento auditivo, que vai além dos estágios iniciais da amplificação da cóclea e a transmissão do nervo auditivo (periférico), possibilita a compreensão dos mecanismos que vão impactar na percepção auditiva da fala e consequentemente o processo de aprendizado. E o treinamento auditivo é uma opção eficaz para a reabilitação nessa população. Desse modo, a avaliação torna-se fundamental, pois fornecerá mais dados do real desempenho auditivo de escolares e poderá contribuir para o processo de reabilitação minimizando as dificuldades no processo de aprendizagem.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.411
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/411