SAÚDE AUDITIVA NO INSTAGRAM: RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CARVALHO, E. S. ;
Schumacher, C. G. ;
Waholtz, R. G. K. ;
Weber, V. ;
Thomazi, A. B. O. ;
Fornari, B. L. ;
Baldissera, C. ;
Filha, V. A. V. S. ;
Introdução: Em virtude da pandemia da Covid-19, a divulgação de conteúdos educacionais em redes sociais digitais possibilitaram o alcance de diversos públicos, como trabalhadores, estudantes, profissionais da saúde, entre outros, com o intuito de educar e promover saúde de forma criativa, sintetizada e acessível. Assim, profissionais e acadêmicos da saúde inovaram nas redes sociais (Instagram, Tiktok, Facebook e outros), como estratégia de divulgação do trabalho, reconfigurando as formas de promover saúde. Em vista disso, as ações do Dia Internacional de Conscientização do Ruído (INAD), ocorrido em 27 de abril de 2021, buscaram inovar em suas publicações, com o objetivo de atingir tanto a comunidade científica quanto o público em geral, e assim promover maior alcance populacional, informando e conscientizando quanto a audição, equilíbrio e voz. Objetivo: Identificar o alcance da promoção de educação e ensino em saúde auditiva, por meio de conteúdos interativos na plataforma digital Instagram em 2021. Metodologia: Este estudo tem caráter descritivo analítico, vinculado ao projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE nº 87348618.30000.5346. Durante a campanha do INAD 2021, foram difundidas temáticas acerca de saúde auditiva, equilíbrio e voz, através da plataforma online na rede social Instagram. Publicação de postagens interativas e informativas, vídeos curtos (reels), stories e vídeos longos (IGTV), realizados pela comissão organizadora do INAD local, foram divulgados conteúdos sobre ruído, uso de equipamento de proteção individual, efeitos auditivos e extra auditivos da exposição ao ruído, perda auditiva induzida por ruído (PAIR), ruído social, uso de fones de ouvido, orientações ergonômicas e prevenção e cuidados auditivos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na plataforma Instagram utilizando os dados do insight, um levantamento estimado das contas alcançadas nas postagens e IGTV e reprodução dos reels. Resultados: Foram realizadas nove postagens e onze vídeos. As postagens com conteúdos interativos e informativos, bem como vídeos em formato IGTV, alcançaram 4.741 usuários do Instagram, sendo que 1.432 (30,20%) contas foram atingidas através das postagens informativas, outras 2.824 (59,57%) através das postagens interativas e 485 (10,23%) contas foram alcançadas através do conteúdo em IGTV. Ainda, os vídeos em forma de reels foram reproduzidos 11.632 vezes por usuários da mesma plataforma, totalizando mais de 248.506 visualizações (usuários alcançados) nos conteúdos do INAD 2021, divulgados pelo Instagram. Conclusão: A utilização do Instagram como ferramenta potencializadora do processo de educação em saúde, possibilitou a divulgação de conteúdos mais atrativos para públicos e locais distintos. Constatou-se que a rede social em questão tem papel notável na promoção da saúde, devido ao fato de ser um importante canal para troca de informações educacionais, permitindo ao público em geral acesso às campanhas de conscientização como o INAD.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO