CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE SAÚDE AUDITIVA PARA MILITARES
Magalhães, TB ;
Simões, MMS ;
Livramento, GV ;
Kuchar, J ;
INTRODUÇÃO: As perdas auditivas podem ocorrer por danos, lesões ou anomalias nas estruturas do sistema auditivo, sendo que uma das suas causas mais comuns os efeitos da exposição a ruídos. A incidência de perdas auditivas induzidas por ruído e lesões pós trauma acústico é comum no ambiente militar, no entanto, são mínimas as publicações abordando a atuação do fonoaudiólogo voltada à população militar para promoção da saúde auditiva. Nesta perspectiva, acredita-se que o fonoaudiólogo pode criar e aplicar tecnologias, como por exemplo o vídeo, a fim de mediar práticas educativas em contexto militar, no processo de prevenção e promoção da saúde auditiva, na qual a Fonoaudiologia poderá vir a modificar os hábitos de vida e de saúde dos militares. OBJETIVOS: Desenvolver um material informativo sobre saúde auditiva para militares. MÉTODOS: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer consubstanciado número 4.319.951. O vídeo educativo foi preparado em forma de mídia eletrônica e sua elaboração foi dividida em três etapas: Pré-produção (preparação e planejamento), Produção e Pós-Produção (edição). Após finalizar as etapas, o vídeo educativo foi disponibilizado para as avaliadoras, 5 fonoaudiólogas, sendo 2 militares, 1 ex-militar e 2 civis, com idade variando entre 31 e 40 anos (x=37,6; dp=3,71), para ser avaliado quanto à sua adequação para o paciente/militar, mediante a aplicação do questionário “Suitability Assessment of Materials” (SAM) traduzido para o Português. RESULTADOS: O vídeo educativo foi finalizado com tempo de 10 minutos e 7 segundos, contendo 24 cenas. Na avaliação pelas juízas, o vídeo elaborado foi considerado adequado por duas juízas e ótimo por três juízas. CONCLUSÃO: Foi possível desenvolver um material informativo em formato de vídeo educativo sobre saúde auditiva para militares e avaliá-lo quanto à sua adequação para o paciente/militar, sendo classificado como adequado e ótimo.
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5. Sousa CS, Turrini RNT, Poveda VB. Tradução e adaptação do instrumento “Suitability Assessment of Materials” (SAM) para o portuguê s. Rev enferm UFPE on line, 2015; 9(5):7854-61.
DADOS DE PUBLICAÇÃO