39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

HÁBITOS AUDITIVOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA
HEUPA, A.B. ; OLIVEIRA, M.K. ; SOUZA, T.M. ; ALVES, A.C. ; LACERDA, A.B.M. ; FIDÊNCIO, V.L.D. ; LÜDERS, D. ;

Introdução: Mais de um bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a música em volume elevado e outros sons recreativos. Ouvir música em estéreos pessoais ou em equipamentos de som muitas vezes ultrapassam os limites de tolerância previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O próprio ruído nas escolas, quando acima do recomendado pode levar a interferência na comunicação, dificultar a compreensão, interferir no processo de aprendizagem e aumentar questões de irritabilidade. Muitas crianças e adolescentes reconhecem que sons fortes podem causar prejuízos auditivos, porém não referem preocupação em proteger sua própria audição e nem sempre estão dispostos a tornar seu ambiente mais silencioso. Ações educativas em saúde auditiva têm o objetivo de transformar a realidade ao promoverem a conscientização de crianças, adolescentes, familiares e professores sobre a importância da preservação da audição e da saúde auditiva, tornando-os multiplicadores dessas ações. Objetivo: Relatar ações realizadas por integrantes de um núcleo de estudos em saúde auditiva de uma universidade sul brasileira com crianças e adolescentes ao longo de 14 anos de atividade. Metodologia: Relato de experiência de ações praticadas com base nas recomendações da OMS para promover a saúde auditiva e diminuir o risco de perda auditiva em crianças e adolescentes. Resultados: Durante 14 anos, dezenas de ações educativas foram realizadas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, com participação de mais de dois mil alunos. Foram em sua maioria organizadas para datas comemorativas (como Dia internacional de conscientização sobre o ruído, Dia das Crianças e Semana de saúde e segurança nas escolas) e ainda em datas definidas pelas escolas participantes. Como estratégias educativas utilizou-se recursos audiovisuais atrativos à faixa etária, rodas de conversa e oficinas, confecção de cartazes, jogos virtuais, teatros, fantoches, apresentação de aplicativos online como decibelímetros e jogos educativos e ainda construção de vídeos para redes sociais. As apresentações e atividades lúdicas utilizaram diversas estratégias, algumas delas propostas pelo Programa Dangerous Decibels ®, um programa de saúde auditiva desenvolvido para ser aplicado com crianças e adolescentes para prevenção de perdas auditivas decorrentes da exposição a sons intensos. Conclusão: ao colocar em prática os princípios da educação em saúde para promoção da saúde auditiva com foco nos hábitos auditivos de crianças e adolescentes, nota-se que é possível adaptar e aplicar ações educativas à realidade escolar, para diferentes faixas etárias. Espera-se que estas ações venham a promover a conscientização sobre saúde auditiva entre crianças, adolescentes, familiares, professores e demais profissionais envolvidos, bem como tornar estas pessoas multiplicadoras deste conhecimento.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1047
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1047



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