DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM FALADA EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR EXPOSTAS À LÍNGUA DE SINAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Almeida, T.F. ;
Costa, A.C.M. ;
JOSÉ, M.R. ;
Zeigelboim, B.S. ;
Fidêncio, V.L.D. ;
Introdução: os resultados do uso do implante coclear (IC) a longo prazo resultam de uma combinação de fatores comunicativos, cognitivos e ambientais. Historicamente, debates levaram ao desenvolvimento de dois métodos primários de intervenção: a abordagem oral, que enfatiza a aquisição e o desenvolvimento da linguagem falada, e a abordagem manual, que prioriza o uso da Língua de Sinais (LS). Famílias devem ser informadas sobre o alcance realista da tecnologia e as evidências relativas à exposição à LS, paralela à linguagem falada, assim como os profissionais envolvidos na intervenção precoce. Objetivo: identificar, avaliar e sintetizar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem falada em crianças usuárias de IC expostas à LS. Metodologia: trata-se de uma revisão de escopo que seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping-Reviews - PRISMA-ScR e foi registrada na OSF. A busca foi realizada em 29 de agosto de 2022 e atualizada em 22 agosto de 2023. Foram consultadas as bases de dados Embase, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science e Asha. Para a literatura cinzenta, utilizou-se o Google Scholar e ProQuest. Foram incluídos estudos que avaliaram o desenvolvimento da linguagem falada de crianças com IC expostas à LS. Resultados: foram identificados 6.550 registros, dos quais 2.612 foram removidos por duplicatas. Foram excluídos 3.899 após análise por título e resumo, restando 39 estudos para análise. Sete foram incluídos nesta revisão. O tamanho das amostras nos estudos incluídos variou de 1 a 181, totalizando 373 crianças avaliadas, com idades entre 3 anos e 6 meses e 9 anos. O estudo mais antigo incluído nesta revisão foi publicado em 2003 e o mais recente em 2017. Dois estudos foram conduzidos nos Estados Unidos da América (EUA), um no Irã, um na Espanha e um no Brasil. Algumas das vantagens da exposição concomitante à LS destacadas por cinco estudos foram melhor desempenho auditivo e linguístico e habilidades superiores de fluência verbal. Dois estudos não observaram vantagens da exposição a LS. Conclusão: A maioria dos estudos incluídos nesta revisão de escopo indicou as vantagens da exposição à LS para o desenvolvimento da linguagem de usuários de IC. Se a criança implantada estiver em um ambiente educacional apropriado que enfatize a linguagem falada, com controle de outras variáveis, o conhecimento da LS não impacta negativamente a progressão das habilidades linguísticas.
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