A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA ACERCA DA RELAÇÃO PROFISSIONAL-PACIENTE: RESULTADOS PRELIMINARES
Veloso, G.F. ;
Almeida, T.F. ;
Saragossa, M. ;
Lüders, D. ;
Fidêncio, V.L.D. ;
Introdução: o Cuidado Centrado na Pessoa (CPP) refere-se à prestação de cuidados de maneira respeitosa, atendendo às necessidades, preferências e valores da pessoa assistida, com a garantia de que tais valores norteiam todas as decisões clínicas. No âmbito da reabilitação auditiva, o CCP pode favorecer a adesão e a eficácia do tratamento, podendo proporcionar níveis apropriados de autonomia ao usuário. É urgente encorajar os sistemas de saúde a adotarem uma abordagem de cuidados integrada e centrada na pessoa e para isto, o caminho inicial é explorar e aprofundar o ensino do CCP na educação de profissionais da saúde. Objetivo: avaliar como estudantes de fonoaudiologia percebem a relação profissional-paciente. Metodologia: estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas sob nº 6.524.733. Foram incluídos como participantes estudantes de graduação em fonoaudiologia, de qualquer período, em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) do país, com idade a partir de 18 anos. Os instrumentos de coleta foram disponibilizados via formulário on-line, divulgado nas mídias sociais. Os participantes assinaram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) digital e responderam a questões sobre dados sociodemográficos e à versão no português brasileiro da escala Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). Foi realizada a análise descritiva dos dados, por escore total e domínios do PPOS (domínio do “compartilhar” e domínio do “cuidar”). Resultados: participaram 35 estudantes de graduação em fonoaudiologia, sendo 62,86% do estado do Paraná, 2,86% do Rio Grande do Sul, 20% de São Paulo e 14,28% do Distrito Federal. Todos cursavam a graduação na modalidade presencial, sendo 17,14% em IES pública e 82,86% em IES privada. A maioria dos participantes (74,29%) referiu atender pacientes e 54,28% referiram já terem assistido alguma aula sobre o CCP. O escore total no PPOS variou de 2,7 a 4,61 pontos, sendo que menos da maioria (48,57%) dos participantes apresentou escore entre 4 e 5 pontos, demonstrando preferência pelo CCP. Somente 5,71% apresentaram escore total abaixo de 3 pontos, demonstrando preferência pelo atendimento centrado no profissional. Com relação ao domínio do compartilhar do PPOS, 42,85% apresentaram pontuação entre 4 e 5 pontos, indicando que percebem que o profissional deve compartilhar as informações e decisões com os pacientes. Já com relação ao domínio do cuidar, 62,85% demonstraram essas pontuações, considerando como elementos críticos os sentimentos e emoções dos pacientes. Conclusão: os resultados preliminares demonstraram que, apesar da maioria dos estudantes de graduação em fonoaudiologia considerar os sentimentos dos pacientes no cuidado à saúde, a maioria também ainda se apresenta dividida com relação a optar ou não pelo CCP e por compartilhar as decisões com os pacientes, demonstrando a necessidade de que esse tema seja abordado na graduação.
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