NÍVEIS DE EMPATIA: UM OLHAR SOBRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Veloso, G.F. ;
Saragossa, M. ;
Almeida, T.F. ;
Lüders, D. ;
Fidêncio, V.L.D. ;
Introdução: no âmbito da (re)habilitação auditiva, há a necessidade de engajar o paciente no tratamento, a fim de favorecer a eficácia da intervenção. Nesse sentido, é fundamental lançar mão do Cuidado Centrado na Pessoa (CCP). Atrelado ao CCP, está a empatia, que desempenha um papel fundamental nas relações interpessoais. A empatia trata-se do sentimento de colocar-se no lugar do outro e favorece a tomada de decisões clínicas. Melhores níveis de empatia associam-se a melhor cuidado de saúde e qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: caracterizar o nível de empatia de estudantes de graduação em fonoaudiologia. Metodologia: estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas sob nº 6.524.733. Foram incluídos como participantes estudantes de graduação em fonoaudiologia, de qualquer período, em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) do país, com idade a partir de 18 anos. Os instrumentos de coleta foram disponibilizados via formulário on-line, divulgado nas mídias sociais. Os participantes assinaram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) digital e responderam a questões sobre dados sociodemográficos e ao instrumento brasileiro Inventário de Empatia (IE). Foi realizada análise descritiva dos dados, por escore total e dos domínios Tomada de Perspectiva (TP), Flexibilidade Interpessoal (FI), Altruísmo (AI) e Sensibilidade Afetiva (SA). Resultados: participaram 35 estudantes de graduação em fonoaudiologia, sendo 62,86% do estado do Paraná, 2,86% do Rio Grande do Sul, 20% de São Paulo e 14,28% do Distrito Federal. Todos cursavam a graduação na modalidade presencial, sendo 17,14% em IES pública e 82,86% em IES privada. A maioria dos participantes (74,29%) referiu atender pacientes. O escore total variou de 2,62 a 4,55, com média de 3,62. A média de pontuação no domínio TP foi de 3,69, no FI foi de 3,18, no AI foi de 3,56 e no SA foi de 3,58. O domínio FI apresentou menor pontuação, com 28,57% dos participantes apresentando resultados inferiores a 3 pontos. Conclusão: os resultados preliminares demonstraram níveis medianos de empatia, com níveis mais baixos de flexibilidade interpessoal, demonstrando a necessidade do trabalho das competências transversais na graduação
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