39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TESTE DICÓTICO DE DÍGITOS (TDD) E TESTE DA HABILIDADE DE ATENÇÃO AUDITIVA SUSTENTADA (THAAS) EM ADULTOS, SEM QUEIXAS AUDITIVAS E VESTIBULARES, ANTES E APÓS ATIVIDADES ACADÊMICAS.
Machado, C.S.S ; Resende, M.L. ; Lamounier, F.S. ; Santos, A.C.P. ;

TÍTULO: Teste Dicótico de Dígitos (TDD) e Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) em adultos, sem queixas auditivas e vestibulares, antes e após atividades acadêmicas.

INTRODUÇÃO: Situações de esforço mental e estado emocional prejudicado afetam negativamente o desempenho das habilidades auditivas, como a atenção; essencial para o desenvolvimento da linguagem e competências de leitura e escrita. No contexto acadêmico, Atenção Auditiva Sustentada (AAS) e Figura Fundo (FF) são cruciais para evitar distrações e manter o foco na informação auditiva relevante. A carga horária de atividades acadêmicas, as demandas sociais e as expectativas pessoais podem desencadear ou agravar sinais e sintomas que configuram na piora do desempenho em situações que necessitam de retenção de conteúdo. O cansaço mental parece ser um vilão do sucesso almejado nos estudos porque dificulta o processamento das informações de maneira eficaz, e aliado ao cansaço físico, dificulta o processo da aprendizagem.
OBJETIVO: Aplicar, analisar e comparar os resultados obtidos no TDD e THAAS em adultos sem queixas auditivas e vestibulares, antes e após um período de atividades acadêmicas. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo experimental intra-sujeitos, em uma instituição privada, em que 30 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 30 anos, submeteram-se aos testes TDD e THAAS em uma cabina acústica, antes e após atividades acadêmicas. Aqueles que apresentaram queixas auditivas, vestibulares, alterações nos exames audiológicos e níveis elevados quanto a autopercepção de Estresse, Ansiedade e Depressão mensurados pela Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) foram excluídos do estudo.
RESULTADOS: De todos os participantes, o tempo mínimo de 3 horas de estudo foi suficiente para reduzir o desempenho nos testes. Os valores de acertos obtidos no TDD apresentaram diferenças significativas nas apresentações em ambas orelhas sendo piores à esquerda e, com valores de acertos menores após os compromissos acadêmicos. Para o THAAS, todos os parâmetros: desatenção, impulsividade, total de erros e decréscimo de vigilância, apresentaram valores piores após atividades acadêmicas. Em concordância estatística e demonstrando ser uma variável importante para habilidades cognitivas, os resultados obtidos no TDD e THAAS após a média de 190 minutos de realização de atividades acadêmicas, indicam que todo cuidado em relação às atividades anteriores aos testes deve ser levado em consideração devido a grande influencia deste fator nos aspectos atencionais. CONCLUSÃO: O estudo permitiu avaliar e comparar os valores do THAAS e TDD antes e após as atividades acadêmicas e indica que o tempo de 190 minutos foi suficiente para diminuição do desempenho dos indivíduos nos testes, especialmente no turno da tarde.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1064
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1064



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp