39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO À DISTÂNCIA SEGUNDO PROFESSORES
Ferreira, L.C ; Boscolo, C.C. ;

Introdução: A educação de alunos com surdez sempre foi considerada um desafio para professores . No início do ano de 2020, o mundo se deparou com o surto de COVID-19, uma nova doença infecciosa originada pelo SARS-CoV-2. Para o impedimento de contaminação pública, as escolas tiveram que suspender as aulas presenciais e sendo assim, implementar a modalidade de ensino à distância, incluindo as escolas especiais para surdos. Muitos foram os desafios encontrados pelos professores, família e escola para garantir a educação desses indivíduos durante esse período. Objetivo: Avaliar a opinião dos professores acerca dos aspectos educativos e comunicativos do aluno com surdez durante o ensino à distância. Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado em uma escola especial para surdos localizada no Sul do Brasil. Todos professores da escola especial foram convidados para participar do estudo e os que aceitaram, após ciência do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderam um questionário de maneira presencial, elaborado pelos pesquisadores, de acordo com o objetivo do trabalho. Como critério de inclusão os professores deveriam ter experiência do ensino presencial e atuação no ensino à distância com alunos surdos. Resultados: Participaram do estudo cinco indivíduos, sendo quatro do sexo feminino e um do sexo masculino, sendo todos ouvintes com experiência e fluência em LIBRAS. Sobre as dificuldades encontradas no ensino à distância, observou-se a falta de recursos para acesso à internet, tanto do professor quanto do aluno, como ausência de equipamentos eletrônicos (computadores, celulares adequados), a instabilidade na internet, a falta de interação social, os quais se unem ao fato dos alunos apresentarem restrição de vocabulário de forma que, uma comunicação que era já era deficitária de forma presencial, se agravou no ambiente remoto, o que acabou por prejudicar consequentemente a aprendizagem dos alunos, levando a um baixo desempenho escolar comparado ao ensino presencial. Conclusão: A comunicação entre aluno e professor apresentou lacunas em razão dos obstáculos da referida modalidade de ensino, acarretando uma aprendizagem insuficiente. Foi revelada a insatisfação desses professores em relação ao ensino à distância para os alunos surdos, os quais o caracterizam em sua maioria como ruim e precário para essa população específica.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1073
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1073



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