O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE AUDIOLOGIA CLÍNICA
Silveira, I.F. ;
Minuzzi, G.N. ;
Cezar, L.G.S ;
Maraninchi, F. M. ;
Boscolo, C.C ;
Machado, M.S ;
Soldera, C.L.C ;
Introdução: Atualmente, cada vez mais o uso de metodologias ativas e de tecnologias audiovisuais inovadoras estão sendo inseridas na graduação, visando auxiliar a construção do conhecimento dos alunos. É dessa maneira que atua um Programa de Iniciação à Docência de uma instituição de ensino superior, no curso de Fonoaudiologia, nas disciplinas do eixo da Audiologia. Através da produção de videoaulas e materiais audiovisuais, os alunos participantes têm experiências na prática docente enquanto ainda estão na universidade, além de auxiliar os colegas com a compreensão do conteúdo. Nesse sentido, no segundo semestre de 2023, foi proposto como uma atividade do projeto realizar uma aula interativa de revisão do conteúdo com os alunos da disciplina de Audiologia II antes da prova final. Objetivo: Apresentar as ações realizadas por um Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica em uma aula de revisão na disciplina de Audiologia II. Metodologia: O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição sob número:3.915.477. Em conjunto com as participantes do projeto, as atividades propostas foram colocadas em prática. No primeiro momento, foi iniciada a discussão de um caso clínico com a turma da disciplina a fim de revisar conteúdos de imitanciometria. Logo após, foi realizado um jogo da memória do sistema auditivo, com o conteúdo total da disciplina, e seguido de um caso clínico envolvendo a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) para estimular o raciocínio clínico dos alunos. Por fim, as participantes do PID trouxeram uma música conhecida pela grande maioria dos estudantes para a elaboração de uma paródia sobre Audiologia Ocupacional, em que a letra foi composta em conjunto com toda a turma. Todas as atividades foram desenvolvidas no site de criação visual “Canva”. A fim de mensurar a efetividade da ação, foi aplicado um questionário com os participantes. Os materiais foram disponibilizados para estudo posteriormente aos alunos, juntamente com os vídeos gravados pelo PID de como realizar a imitanciometria. Resultados: Notou-se engajamento da turma durante as atividades, principalmente no jogo da memória. Com aplicação do questionário, foi possível evidenciar que 80,6% dos participantes julgaram muito relevante a discussão dos casos clínicos para o aprendizado do conteúdo e 19,4% afirmaram que foi relevante. 38,7% dos participantes afirmaram que a abordagem musical facilitou pouco a compreensão, 35,5% consideraram que facilitou muito, para 22,6% foi indiferente e para o restante não facilitou. Sobre a eficácia do jogo da memória, 77,4% respondeu que foi muito eficaz e 22,6% respondeu que foi eficaz. Conclusão: Sendo assim, percebe-se que a atuação de um projeto de iniciação à docência, por meio de uma metodologia ativa , com materiais audiovisuais de maneira interativa se faz eficaz, pois, além de fixar o conteúdo, os alunos conseguem interagir socialmente com alunos que já passaram pela disciplina e relembrar conteúdos ministrados em sala de aula para a prova.
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