TRIAGEM AUDITIVA E VESTIBULAR EM NEONATOS: DIALOGANDO SOBRE ATUALIZAÇÕES E A RELEVÂNCIA DO TEMA
Maraninchi, F.M. ;
Guzman, B. M. J. ;
Doutrelepont, D. W. ;
Silveira, I. F. ;
Zambeli, J. G. A. ;
Jardim, P. V. ;
Moura, T. W. P. ;
Soldera, C. L. C. ;
INTRODUÇÃO: A detecção precoce da perda auditiva em neonatos desempenha um papel crucial no desenvolvimento da linguagem, comunicação e qualidade de vida das crianças, enquanto a triagem vestibular se apresenta crucial na detecção de distúrbios do equilíbrio, função que representa importante papel no desenvolvimento neuropsicomotor durante a infância. As triagens e testes realizados em recém-nascidos apresentam importante aspecto de detecção e prevenção de problemas de saúde geral que podem impactar o desenvolvimento durante o período infantil. Reconhecendo a importância das funções de audição e equilíbrio e o modo que impactam o crescimento do indivíduo em uma importante fase da vida para o aprendizado, as triagens auditiva e vestibular em recém-nascidos são de grande interesse dos discentes e profissionais da área da saúde. Com este propósito, uma liga acadêmica de audição e equilíbrio de uma Universidade Federal organizou um evento focado em discutir as últimas atualizações em triagem auditiva e vestibular neonatal, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e da intervenção oportuna para garantir um melhor desenvolvimento e qualidade de vida da criança. OBJETIVO: Relatar e descrever a experiência de um evento promovido por uma liga acadêmica de audição e equilíbrio, abordando as atualizações em triagem auditiva e vestibular neonatal. METODOLOGIA: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foram organizadas duas aulas com enfoque na atualização quanto à triagem neonatal, tanto no campo da audiologia, quanto da otoneurologia. As palestras abordaram os principais indicadores de risco para a deficiência auditiva e para alterações vestibulares infantis, além de apresentarem as técnicas e métodos de triagem utilizados para detecção precoce desses problemas. Ademais, foram citadas algumas das estratégias mais recentes e eficazes de reabilitação disponíveis nestas áreas. As apresentações contaram com momentos de interação com o público através de atividades coletivas e de momentos de retirada de dúvidas, totalizando duas horas e 15 minutos de evento. RESULTADOS: Por meio das ações previamente descritas promovidas pela liga, foi possível abrir um espaço de aprendizagem acerca das mais recentes descobertas no ramo da triagem auditiva e vestibular neonatal, bem como repassar aos diversos estudantes e profissionais presentes os protocolos estabelecidos e consolidados em relação a esse assunto. Por fim, foi conduzido um debate acerca da importância desse campo do conhecimento, bem como a elucidação de dúvidas acerca do assunto. CONCLUSÕES: Conclui-se que o diálogo a respeito da triagem auditiva e vestibular neonatal é essencial para o público acadêmico, visto que proporciona maior conhecimento ao apresentar atualizações acerca do tema. O evento proposto pela Liga Acadêmica contribuiu para a formação de futuros profissionais da saúde, promovendo ensino e extensão durante a graduação e ampliando seu aprendizado na área.
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