REFLEXO ESTAPÉDICO EVOCADO ELETRICAMENTE EM USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR
Gaiotto,G.N. ;
Iervolino,S.M.S. ;
Durante, A.S.D. ;
Introdução: O implante coclear (IC) é um dispositivo implantado cirurgicamente na cóclea para substituir as células ciliares do Órgão de Corti, estimulando eletricamente as fibras do nervo auditivo. Essa estimulação, possibilita a percepção de sons em indivíduos com deficiência auditiva severa/profunda neurossensorial bilateral ou unilateral, que não obtiveram sucesso com aparelhos de amplificação sonora. A utilização de medidas objetivas, como o Limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente (LREEE), pode ser benéfica na programação do IC. Clinicamente, o LREEE é observado como uma alteração na admitância estática do canal auditivo em resposta à estimulação elétrica por meio do IC; essa deflexão pode ser observada usando a configuração de declínio do reflexo acústico em um analisador de orelha média. No entanto, ainda são poucos os estudos nacionais que verificam a concordância entre o conforto da corrente elétrica utilizado no mapeamento do IC (medida comportamental) como LREEE (medida objetiva).
Objetivo: Investigar a concordância entre o LREEE e os níveis de corrente elétrica obtidos por meio de avaliação comportamental em usuários de IC.
Método: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, tranversversal e descritivo. A presente pesquisa foi aprovada junto ao comitê de ética. (CEP: 6026875). As etapas deste estudo foram conduzidas durante as consultas regulares para ajustes na programação do Implante Coclear. Foram incluídos no estudo usuários de IC com adaptação unilateral ou bilateral e/ou adaptação bimodal, e, excluídos participantes que por motivo de desconforto, alteração de orelha média ou por desistência não concluíram o protocolo de pesquisa. Para o procedimento foi utilizado o equipamento Titan e foi adaptada uma sonda com oliva de borracha na orelha contralateral ao IC. Inicialmente foi realizado o exame timpanométrico e em seguida, para a pesquisa do LREEE foi aberta uma janela do Declínio do Reflexo Acústico para registro da alteração na admitância acústica para os estímulos de pulso elétrico controlado e apresentado pelo software do IC. O protocolo de pesquisa foi realizado em grupo de 4 eletrodos (total de 20 eletrodos).
Resultados: Neste estudo, foram avaliados 6 sujeitos com idade média de 29,83 anos. As etiologias dos participantes são diversas, sendo Meniere, PAIR, trauma acústico, causa desconhecida, meningite e congênita. 33% da amostra realizou a cirurgia com 2 anos de idade. 67% dos participantes faziam uso de aparelho de amplificação sonora antes da cirurgia, e os mesmos mantiveram o uso pós cirurgia. A maior correlação entre os LREEE e os níveis de conforto máximo foi observada nos eletrodos posicionados na região média e apical da cóclea.
Conclusão: Os níveis máximos de conforto de estimulação elétrica dos eletrodos e os limiares do LREEE demonstraram uma correlação significativa. Destaca-se assim o LREEE como um procedimento valioso para a programação do IC.
DADOS DE PUBLICAÇÃO