ANÁLISE DAS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM NEONATOS EXPOSTOS AO FUMO PASSIVO
Cunha, B.S. ;
Santos, A.F.O. ;
Bruner, A.P. ;
Almeida, K. ;
Carvallo, R.M.M. ;
Durante, A.S. ;
INTRODUÇÃO:
As substâncias inaladas contidas na fumaça do cigarro podem afetar diretamente as células do ouvido interno, interferindo na oxigenação das estruturas internas do ouvido, causando vários graus de perda auditiva irreversíveis. A captação das emissões otoacústicas permite avaliar a integridade da fisiologia coclear. A hipótese deste estudo é que a função da cóclea esteja reduzida no grupo de neonatos expostos ao fumo passivo e que os resultados do produto de distorção estejam alterados na intensidade de 65/55.
OBJETIVO:
O estudo tem como objetivo analisar as Emissões Otoacústicas Produto de Distorção de um grupo de neonatos com audição normal, contendo expostos e não expostos ao fumo passivo durante a gestação.
MÉTODO:
Trata-se um estudo observacional, prospectivo, transversal e analítico, aprovado pelo comitê de ética da instituição (CEP 5571490).
O presente estudo teve como amostra 37 neonatos, sendo 22 do grupo controle e 15 do grupo estudo, selecionados na maternidade de um hospital escola na cidade de São Paulo.
Os critérios de inclusão para ambos os grupos foram: não ter indicadores de risco auditivo, e resultado da triagem auditiva adequado (curva timpanométrica do tipo A, emissões otoacústicas por transiente e Potencial evocado auditivo - automático com estímulo chirp presentes).
Para o grupo de controle (GC), somente neonatos que não tiveram história de exposição à fumaça passiva foram inclusos. Para o grupo de estudo (GE), o critério de inclusão foi a exposição ao tabagismo passivo na gestação.
Os neonatos que não concluíram o protocolo de pesquisa por desistência ou alguma dificuldade técnica ou que não atenderam aos critérios de inclusão foram excluídos. Na presente pesquisa 3 neonatos foram excluídos.
Tanto na triagem quanto no protocolo de pesquisa foi utilizado o equipamento Titan ®, da marca InteracousticTM, versão completa, possibilitando a avaliação da orelha média e da orelha interna e nervo auditivo. O módulo de EOAPD utilizado no presente estudo apresentou f 2 variando de 500 a 10.000 Hz, na razão f 2 /f 1 = 1.22, com a intensidade de 65/55 dB NPS.
A análise estatística do conjunto de dados foi efetuada junto ao centro de estatística da instituição utilizando o software SPSS v5, por meio das técnicas estatísticas de análise descritiva e inferencial, utilizando o teste de Mann-Whitney.
RESULTADOS:
Foi observado que o grupo controle apresentou maiores níveis de resposta das EOAPD do que o grupo estudo, com diferença estatisticamente significante para a frequência de 1kHz, tanto para o sinal (p=0,05) quanto para o sinal-ruído (p=0,012). Nas demais frequências sem significância estatística (P > 0,1).
CONCLUSÃO:
O grupo de neonatos exposto ao fumo passivo apresentou níveis de respostas e de relação sinal-ruido de EOAPD estatisticamente significante menor na frequência de 1kHz do que o grupo não exposto. Dessa forma, a exposição de neonatos à fumaça do cigarro, mostrou ter um efeito negativo na fisiologia coclear do sistema auditivo.
DADOS DE PUBLICAÇÃO