39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TREINAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: ESTUDO COMPARATIVO
SILVA,S.A ; Lima, Daviany Oliveira ; ROSA, MARINE DINIZ DA ; Bezerra, Raquel de Oliveira ; Santos, Ana Cecília de Brito Vidal ; Fernandes, Maria Vitória Franklin ; Lima. Annacarla Carvalho Alves de ;

Introdução: O Processamento Auditivo Central (PAC) é definido por um conjunto de habilidades auditivas que são fundamentais para o processo de decodificação e interpretação da informação sonora. A dificuldade em utilizar essa informação de maneira eficiente, caracteriza o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). O Treinamento Auditivo (TA) tem sido apontado como principal meio de intervenção para as dificuldades do PAC, contudo, a duração e frequência mais adequada e/ou eficaz ainda não estão bem definidas na literatura. Objetivo: Comparar o desempenho das habilidades auditivas de duas crianças submetidas ao TA em diferentes propostas de frequência de intervenção. Metodologia: Trata-se de um estudo comparativo de casos duplo cego. A amostra foi composta por 2 participantes de 10 anos de idade, sexo masculino, distribuídos em duas propostas diferentes de frequência de TA, no qual o participante 1 é submetido a 8 sessões de 45 minutos, sendo realizado 1 vez por semana e o participante 2 é submetido a 8 sessões de 45 minutos, sendo estas realizadas por 8 dias consecutivos, com intervalo apenas no final de semana. Realizou-se a avaliação comportamental do PAC composta pelos testes: fala no ruído; teste pediátrico de sentenças; padrão de frequência sonora; dicótico de dígitos; Gaps in Noise e Masking Level Difference e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico antes e após intervenção. Resultados: Os resultados da avaliação comportamental e eletrofisiológica dos participantes da amostra apresentaram melhora no desempenho das habilidades auditivas, observou-se que os scores nos testes pós treinamento foram superiores nos dois participantes, exceto no participante 1 nos testes PSS, (etapa de nomeação) e Dicótico de Dígitos (etapa de integração binaural), no qual os scores apresentaram-se de modo igual nos momentos pré e pós-intervenção auditivas e diminuição na latência das ondas I, III, V e V-I pós TA. Conclusão: A comparação do desempenho dos indivíduos com TPAC submetidos a diferentes frequências de intervenção demonstraram que o protocolo de treino que realizou sessões consecutivas evidenciou melhores resultados, indicando que o TA frequente e repetido potencializa o desempenho da função auditiva central e promove consequente melhora das habilidades auditivas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1101
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1101



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