39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTUDO DOS EFEITOS DA OTOTOXICIDADE EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O USO DE CISPLATINA ISOLADA E COMBINADA COM OUTROS QUIMIOTERÁPICOS
Braganti, M. R. F. ; Cordeiro, M. L. ; Santos, N. C. ; Martins, G. A. ; Santos, L. A. F. S. ; Matas, C. G. ;

INTRODUÇÃO: A ototoxicidade é uma preocupação no tratamento oncológico pediátrico, especialmente quando envolve quimioterápicos como a cisplatina, conhecida por seus efeitos adversos na via auditiva. No entanto, a inclusão de outros ototóxicos no programa terapêutico leva à interação entre substâncias ocasionando efeitos sinérgicos ou atenuantes. Assim, compreender as características audiológicas de pacientes pediátricos submetidos a diferentes protocolos de tratamento contribui para o monitoramento auditivo, levando à identificação dos primeiros sinais de ototoxicidade e, consequentemente, à intervenção e reabilitação precoces.
OBJETIVO: Compreender os efeitos ototóxicos decorrentes da quimioterapia com cisplatina em crianças submetidas a administração isolada ou combinada com outros antineoplásicos.
METODOLOGIA: Estudo transversal aprovado pelo comitê de ética institucional, sob número 1.556.648. Foram avaliados 20 pacientes atendidos em um hospital público especializado no tratamento do câncer infantojuvenil com idades entre dois e 18 anos. Foram formados dois grupos com dez indivíduos: o primeiro grupo (G1) foi composto por pacientes que utilizaram apenas cisplatina, enquanto o segundo grupo (G2) realizou a combinação de cisplatina com outros quimioterápicos. Os procedimentos incluíram anamnese, imitanciometria, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e de Longa Latência (PEALL), emissões otoacústicas transientes (EOAT) e por produto de distorção (EOAPD), audiometria tonal limiar (ATL) e de altas frequências (AAF). Foram excluídos pacientes com perda auditiva prévia ao tratamento, com outros fatores de risco para deficiência auditiva - síndromes ou alterações neurológicas -, e que realizaram radioterapia. Para os dados quantitativos foram considerados média e desvio padrão, enquanto os dados qualitativos foram analisados em relação à proporção de resultados normais ou alterados. A análise inferencial de comparação entre os grupos foi realizada por meio do teste de Mann-Whitney e o teste de exato de Fisher e foi adotado o valor de p<0,05.
RESULTADOS: O uso de cisplatina iniciou-se, em média, com 6,9 anos (±5,45) no G1 e 6,3 anos (±5,19) no G2. A dose cumulativa de cisplatina diferiu entre os grupos, sendo em média 365,5 mg/m² para o G1 e 542,4 mg/m² para o G2. Além disso, no G2, 70% dos participantes utilizaram carboplatina, 40% ifosfamida e 40% metotrexato. Comparando os grupos, houve maior proporção de alterações nas EOAT no G2. Quanto às EOAPD, houve maior ausência nas frequências acima de 4kHz no G1 e acima de 2kHz no G2. Além disso, o G2 apresentou tendência à significância estatística para maior latência da onda V na orelha direita no PEATE (p-valor=0,063), maior latência do componente P3 em ambas as orelhas (p-valor=0,057) e maior proporção de resultados alterados no componente P1 do PEALL (p-valor=0,077). Não foi observada associação entre o resultado normal ou alterado da ATL ou da AAF e o tipo de tratamento realizado.
CONCLUSÃO: A variação na dose cumulativa de cisplatina e a presença de outros agentes quimioterápicos no protocolo podem ser mais agressivos ao sistema auditivo, aumentando os riscos de ototoxicidade e neurotoxicidade. Ressaltamos a importância de estudos com amostras maiores para confirmar estes achados.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1104
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1104



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp