MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT HEARING IMPAIRMENT (MOCA-H): VALIDADE DE CONSTRUTO
Machado, R. M. ;
Konrath, G. ;
Pagliarin, K. C. ;
Patatt, F. S. A. ;
Introdução: A presbiacusia, perda auditiva inerente ao processo de senescência, ocasiona várias implicações na vida do indivíduo, dentre elas se destaca o declínio cognitivo, que ocorre em virtude da privação auditiva, provocando degradação no sistema neural e redução de suas funções. Portanto, é imprescindível a avaliação dos processos cognitivos da população idosa com perda auditiva, com utilização de instrumentos validados e apropriados a esse público. Com este intuito, por meio de um rigoroso estudo psicométrico foi adaptado para o Português Brasileiro o instrumento de rastreio cognitivo denominado Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-H). No entanto, ainda são necessários estudos em busca de evidências de validade e fidedignidade para esta ferramenta. Neste sentido, a validade de construto visa comparar os resultados com uso do instrumento desenvolvido/adaptado com os resultados de um padrão já vigente, assim, sendo possível verificar se de fato o instrumento mede o que se propõe. Objetivo: Buscar evidências de validade de construto para o MoCA-H. Método: Este estudo possui caráter descritivo observacional, transversal e quantitativo, com amostra eleita por conveniência em um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva público do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, sob número 5.162.650. A pesquisa foi realizada conforme as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, no que determina o Conselho Nacional de Saúde em sua resolução 466/12 e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A validade de construto foi investigada por meio da validade convergente. A amostra foi constituída por 20 idosos com perda auditiva e sinais de declínio cognitivo verificado a partir do Mini exame do estado Mental (MEEM), sendo 10 com perda auditiva tratada e 10 sem tratamento da perda auditiva. Os participantes apresentavam idades entre 61 a 86 anos (M=72,45; DP=7,24) e com pelo menos quatro anos de estudo (M=15,90; DP=1,94), sendo 45% (n=9) do sexo feminino e 55% (n=11) do sexo masculino. Todos os sujeitos passaram pelos seguintes procedimentos: anamnese, avaliação audiológica básica quando não tinham exames atualizados, MEEM e MoCA-H, além de coleta de dados no prontuário. Para aplicação do MoCA-H foram apresentados 77 cartões compondo as atividades do teste. Os sujeitos realizavam a leitura de cada cartão em voz alta e deveriam seguir as instruções nele contidas, sem nenhuma interferência do avaliador. Além disso, para as três primeiras tarefas recebiam a folha de aplicação e uma caneta para resolver manualmente as solicitações. A fim de comparar os escores obtidos no MoCA-H e no MEEM, a análise de dados foi realizada por meio do coeficiente de correlação de Pearson, com nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: A partir da análise da validade de construto, observou-se correlação moderada e significativa (R=0,504; p<0,05) entre os escores do MoCA-H e MEEM. Conclusão: A partir do presente estudo, obteve-se evidências psicométricas satisfatórias relacionadas à validade de construto.
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