39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: EFICÁCIA DE UMA AÇÃO EDUCATIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Machado, R. M. ; Silva, B. L. S. ; Patatt, F. S. A. ;

Introdução: A comunicação é o processo pelo qual ocorre o compartilhamento e a compreensão de uma mensagem. Indivíduos com perda auditiva apresentam uma diminuição na capacidade de detecção dos sons, levando a inúmeras adversidades para constituir uma comunicação eficaz, necessitando de estratégias comunicativas para auxiliar nesse processo. A transmissão de conhecimento aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre essa temática tem como objetivo o desenvolvimento de uma comunicação eficiente e assertiva com a comunidade, na sua prática profissional, e a disseminação das estratégias entre a população. Objetivo: Verificar a eficácia de uma ação educativa na modalidade remota sobre estratégias comunicativas para os Agentes Comunitários de Saúde de um município do sul do país. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob nº 4.847.070. Fizeram parte 30 ACS de uma das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul, que participaram de uma ação educativa no formato remoto, por meio da plataforma Google Meet, com duração de duas horas, sobre a temática “Estratégias Comunicativas”. Durante o encontro a temática foi abordada através de exposição de materiais didáticos, bem como vídeos demonstrativos e Quizzes para interação entre os participantes. Para a coleta de dados referente à eficácia do tema abordado, foi aplicado, ao final do encontro, um questionário elaborado no Google Forms composto por três questões de múltipla escolha. O mesmo continha três questionamentos sobre as melhores estratégias comunicativas a serem usadas em diferentes situações, e duas questões com intuito de avaliar, por meio de uma escala visual analógica (de 1 a 5), o quanto a ação educativa auxiliará os profissionais em suas práticas e se eles ficaram satisfeitos com o desenvolvimento geral do encontro. Resultados: Quando questionados sobre o ambiente e o posicionamento ideal durante a comunicação com uma pessoa com deficiência auditiva, 90% (n=27) dos ACS responderam corretamente e 10% (n=3) marcaram outra alternativa. Ao serem questionados sobre como falar com uma pessoa com perda auditiva, 60% (n=18) responderam de forma correta e 40% (n=12) equivocaram-se. Já quando indagados sobre como usariam as expressões faciais e os gestos em uma conversa com uma pessoa com perda auditiva, 56,7% (n=17) dos profissionais responderam corretamente e 43,3% (n=13) erraram. Ao avaliarem a contribuição da ação educativa na prática profissional junto a comunidade, a grande maioria dos ACS (93,3%, n=28) julgou que as informações passadas durante o encontro serão úteis e contribuirão nas suas atividades laborais, atribuindo nota 5, enquanto o restante (3,3%; n=1) atribuiu nota 4. A respeito da avaliação geral da ação educativa sobre “Estratégias Comunicativas”, 96,7% (n=29) dos ACS deram nota 5 e 3,3% (n=1) atribuíram nota 4. Conclusão: A maioria dos Agentes Comunitários de Saúde que participaram da ação demonstraram ter compreendido as informações e a importância sobre a temática abordada, avaliando de forma positiva a contribuição em suas práticas profissionais. Entretanto, os achados relacionados à escolha das estratégias a serem usadas em determinadas situações, podem ter sofrido influência da qualidade da participação no formato remoto.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1113
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1113



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