OCORRÊNCIA DE ANSIEDADE NA COMUNICAÇÃO DE ALUNOS SURDOS APÓS PANDEMIA
Machado, I.L. ;
Boscolo, C.C. ;
Wagner, G.P. ;
Flores, V.M. ;
Introdução: A comunicação com surdos é um desafio na sociedade, pois pode requerer o conhecimento de LIBRAS e outras estratégias facilitadoras para garantir a compreensão. O medo de se comunicar , da reação das pessoas pode levar o indivíduo ao isolamento, exclusão e estigmatização da surdez. Tais fatores podem desenvolver estresse e ansiedade diante da situação de comunicação. Objetivo: verificar a ocorrência de sintomas de ansiedade na comunicação alunos de uma escola especial para surdos. Métodos: . O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Participaram do estudo 11 alunos de 10 a 15 anos de idade, matriculados em uma escola para surdos do ensino fundamental, cujos responsáveis concordaram com sua participação assim como ciência do próprio aluno. Foram excluídas crianças com alterações de desenvolvimento cognitivo ou diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, que pudessem impactar nos resultados. Os dados foram coletados na forma de questionário e foi utilizado uma adaptação da Escala de Avaliação de Ansiedade Infantil (SCARED). Resultados: A média de idade dos participantes foi de 13,27, com um desvio padrão de 1,68 anos. A maioria dos estudantes pertence ao 6º, 7º e 8º ano escolar, sendo que 81,8% utiliza algum dispositivo eletrônico de audição (aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear). Sobre fatores que dificultam a comunicação, 63,3% relataram o desconhecimento de LIBRAS pelas pessoas, 45,5% sobre o uso de máscaras faciais e o medo de se comunicar por 27,3 %. No instrumento adaptado da SCARED, observou-se que 33,3% relataram sentir vergonha de se comunicar com os colegas na escola e 55,6% referiram que algumas vezes sentem dificuldade de falar com pessoas que não conhecem bem. Conclusão: Observa-se que o desconhecimento de LIBRAS acaba por prejudicar a comunicação, além disso, nota-se que o medo de se comunicar com pessoas pode levar a ocorrência de ansiedade na comunicação desses alunos surdos e, consequentemente, interferir na socialização desses indivíduos tanto no âmbito escolar quanto na sociedade.
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